Tradução e Validação da Clinician Administered PTSD Scale (CAPS-CA-5) em Crianças e Adolescentes Portugueses

Autores

  • Inês Barroca Child and Adolescent Psychiatry Unit. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon. Faculty of Health Sciences. Universidade da Beira Interior. Covilhã.
  • Ana Velosa Department of Psychiatry and Mental Health. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon. NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa. Lisbon.
  • Gonçalo Cotovio Department of Psychiatry and Mental Health. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon. NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas Universidade Nova de Lisboa. Lisbon. Champalimaud Research & Clinical Centre. Champalimaud Foundation. Lisbon.
  • Catarina M. Santos Department of Psychiatry and Mental Health. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon.
  • Giulia Riggi Child and Adolescent Psychiatry Unit. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon.
  • Rita P. Costa Child and Adolescent Psychiatry Unit. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon.
  • Joana Macieira Child and Adolescent Psychiatry Unit. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon.
  • Leonor S. Machado Child and Adolescent Psychiatry Unit. Hospital Garcia de Orta. Lisbon.
  • Daniela S. Simões Child and Adolescent Psychiatry Unit. Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental. Lisbon.
  • Paulo A. Pereira Institute of Management and Health Organizations. Universidade Católica Portuguesa. Viseu.
  • Inês Pinto Child and Adolescent Psychiatry Unit. Hospital Beatriz Ângelo. Loures.
  • Paula S. Carvalho Department of Psychology and Education. Universidade da Beira Interior. Covilhã.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.16718

Palavras-chave:

Adolescente, Criança, Entrevistas, Perturbações de Stress Pós-Traumático, Portugal, Psicometria, Tradução

Resumo

Introdução: O objetivo deste estudo foi traduzir e validar para português europeu a CAPS-CA-5 (Clinician Administered PTSD Scale for Children and Adolescents), uma escala semiestruturada para o diagnóstico de perturbação de stress pós-traumático em crianças e adolescentes, de acordo com os critérios do DSM-5.
Material e Métodos: Este estudo foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, foi realizada a tradução e contra-tradução da CAPS-CA-5 para português europeu. Na segunda etapa, a versão obtida anteriormente foi submetida a um pré-teste. Na terceira etapa, a versão final da CAPS-CA-5, os questionários KIDCOPE e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse - Crianças foram aplicados em 101 crianças que experienciaram pelo menos um evento potencialmente traumático. As crianças incluídas neste estudo tinham entre sete e 18 anos e tinham um período de acompanhamento em consulta de Psiquiatria Infantil ou Pediatria de pelo menos um mês, num dos três hospitais envolvidos neste projeto.
Resultados: Em relação à análise fatorial confirmatória, os nossos resultados mostram que a CAPS-CA-5 é um instrumento psicométrico adequado para avaliar o diagnóstico e a gravidade dos sintomas de perturbação de stresse pós-traumático de acordo com o DSM-5. A validade convergente foi comparável à versão original. Embora tenha havido relações negativas com quase todos os seus clusters, estas não foram estatisticamente significativas quando aplicadas com as estratégias de coping positivo do KIDCOPE. A versão em português europeu da CAPS-CA-5 apresentou boa consistência interna (α de Cronbach para a escala total foi de 0,89).
Conclusão: A versão em português europeu do CAPS-CA-5 possui propriedades psicométricas semelhantes à sua versão original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-01

Como Citar

1.
Barroca I, Velosa A, Cotovio G, Santos CM, Riggi G, Costa RP, Macieira J, Machado LS, Simões DS, Pereira PA, Pinto I, Carvalho PS. Tradução e Validação da Clinician Administered PTSD Scale (CAPS-CA-5) em Crianças e Adolescentes Portugueses. Acta Med Port [Internet]. 1 de Setembro de 2022 [citado 24 de Novembro de 2024];35(9):652-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/16718

Edição

Secção

Original