Tradução e Validação da Clinician Administered PTSD Scale (CAPS-CA-5) em Crianças e Adolescentes Portugueses
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.16718Palavras-chave:
Adolescente, Criança, Entrevistas, Perturbações de Stress Pós-Traumático, Portugal, Psicometria, TraduçãoResumo
Introdução: O objetivo deste estudo foi traduzir e validar para português europeu a CAPS-CA-5 (Clinician Administered PTSD Scale for Children and Adolescents), uma escala semiestruturada para o diagnóstico de perturbação de stress pós-traumático em crianças e adolescentes, de acordo com os critérios do DSM-5.
Material e Métodos: Este estudo foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, foi realizada a tradução e contra-tradução da CAPS-CA-5 para português europeu. Na segunda etapa, a versão obtida anteriormente foi submetida a um pré-teste. Na terceira etapa, a versão final da CAPS-CA-5, os questionários KIDCOPE e a Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse - Crianças foram aplicados em 101 crianças que experienciaram pelo menos um evento potencialmente traumático. As crianças incluídas neste estudo tinham entre sete e 18 anos e tinham um período de acompanhamento em consulta de Psiquiatria Infantil ou Pediatria de pelo menos um mês, num dos três hospitais envolvidos neste projeto.
Resultados: Em relação à análise fatorial confirmatória, os nossos resultados mostram que a CAPS-CA-5 é um instrumento psicométrico adequado para avaliar o diagnóstico e a gravidade dos sintomas de perturbação de stresse pós-traumático de acordo com o DSM-5. A validade convergente foi comparável à versão original. Embora tenha havido relações negativas com quase todos os seus clusters, estas não foram estatisticamente significativas quando aplicadas com as estratégias de coping positivo do KIDCOPE. A versão em português europeu da CAPS-CA-5 apresentou boa consistência interna (α de Cronbach para a escala total foi de 0,89).
Conclusão: A versão em português europeu do CAPS-CA-5 possui propriedades psicométricas semelhantes à sua versão original.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons