Relações Interpessoais na Diabetes: Perspetiva e Experiência de Pessoas com Diabetes, Cuidadores Informais, e Profissionais de Saúde em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.16817

Palavras-chave:

Apoio Social, Autogestão, Diabetes Mellitus, Portugal, Qualidade de Vida

Resumo

Introdução: Os encargos crescentes com a diabetes representam um desafio para os sistemas de saúde e economia a nível mundial. Apesar de terapias modernas para a diabetes disponíveis, a maioria das pessoas continua privada de cuidados e bem-estar adequados. O objetivo primário deste estudo foi avaliar e explorar os fatores relevantes para o controlo ativo e eficaz da diabetes para as pessoas com diabetes, familiares e profissionais de saúde em Portugal, aplicando o protocolo do estudo multinacional “Diabetes, Attitudes, Wishes and Needs (DAWN2)”.
Material e Métodos: Participaram no estudo 767 adultos (417 pessoas com diabetes, 123 familiares e 227 profissionais de saúde). Foram avaliados a qualidade de vida associada à saúde, autogestão, atitudes/crenças, apoio social e prioridades em áreas de melhoria no tratamento da diabetes.
Resultados: A diabetes tem um impacto negativo na saúde física e no bem-estar emocional das pessoas em Portugal, sendo também uma carga psicológica para os seus familiares. O diagnóstico e tratamento precoces da diabetes foram indicados como a principal área de melhoria. Profissionais de saúde indicaram a necessidade de educação para a autogestão da diabetes.
Conclusão: Pela primeira vez em Portugal usámos o protocolo DAWN2 para ir ao encontro dos desejos, necessidades e atitudes dos doentes Portugueses com diabetes, os seus familiares e profissionais de saúde relativamente à doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Dulce Nascimento do Ó, APDP – Diabetes Portugal. Lisbon.

Department of Projects, Studies and Clinical Trials Formação: • Curso Superior de Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara (1993) • Mestrado em Saúde Publica, Escola Nacional Saúde Publica-UNL (2005) • Curso de Mestrado em Enfermagem - Área de especialização Enfermagem Comunitária, Escola Superior Enfermagem de Lisboa - Especialização em Enfermagem Comunitária (2011). ...

Lurdes Serrabulho, APDP – Diabetes Portugal. Lisbon.

Nurse

Training and Nursing Coordination

Rogério T. Ribeiro, APDP – Diabetes Portugal. Lisbon. CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas. NOVA Medical School. Lisbon. Department of Medical Sciences. University of Aveiro. Aveiro.

APDP - Education and Research Centre - Projects Manager

Professor at Medical Sciences Department of University of Aveiro

Ana Covinhas, APDP – Diabetes Portugal. Lisbon.

Psychologist, Mental Health Department

Maria João Afonso, APDP – Diabetes Portugal. Lisbon.

Nutrition Department Coordinator

José Manuel Boavida, APDP – Diabetes Portugal. Lisbon.

President of the Board of Directors

 

João Filipe Raposo, CEDOC - Centro de Estudos de Doenças Crónicas. NOVA Medical School. Lisbon.

Medical Director at APDP

Professor at NOVA Medical Schhol

Downloads

Publicado

2022-03-03

Como Citar

1.
Nascimento do Ó D, Serrabulho L, Ribeiro RT, Silva S, Covinhas A, Afonso MJ, Boavida JM, Raposo JF. Relações Interpessoais na Diabetes: Perspetiva e Experiência de Pessoas com Diabetes, Cuidadores Informais, e Profissionais de Saúde em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 3 de Março de 2022 [citado 18 de Dezembro de 2024];35(10):729-37. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/16817

Edição

Secção

Original