Perfis na Dependência de Internet em Adolescentes: Análise Taxonómica de Perfis Latentes
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.17047Palavras-chave:
Adolescente, Comportamento do Adolescente, Perturbações de Adição à Internet, Portugal, Redes Sociais OnlineResumo
Introdução: A dependência da Internet em adolescentes tem sido associada a problemas no seu desenvolvimento psicossocial. Porém, a literatura carece de dados sobre diferentes perfis do uso de Internet. Este estudo pretendeu identificar perfis de dependência de Internet (DI), baseado nas características psicométricas do Internet Addiction test (IAT), verificando associações entre os perfis e comportamentos sociais.
Material e Métodos: Estudo transversal realizado em escolas públicas de uma região Portuguesa mediante questionário que incluiu o IAT. Realizou-se uma análise de perfis latentes (APL) para identificar perfis de adolescentes, com base nos seis domínios do IAT.
Resultados: Dos 1915 participantes, a idade média foi 15 ± 1,82 anos; 53% eram do sexo feminino. Identificou-se DI em 16,5%. A análise de modelos por qualidade de ajuste e rácio de verossimilhança de Lo-Mendell-Rubin revelou um modelo adequado com 4 perfis: 1 – Utilizadores com dificuldade de controlo; 2 – Utilizadores equilibrados; 3 – Utilizadores com problemas de antecipação; 4 – Utilizadores problemáticos.
Conclusão: Este estudo permitiu a caracterização de diferentes padrões e comportamentos de adolescentes na DI, pelo que se alerta para uma abordagem preventiva na redução da DI.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Acta Médica Portuguesa - Ordem dos Médicos
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons