Melhorar a Consciencialização sobre Patient Blood Management: Um Repto de Ação a Partir de um Painel de Delphi
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.17518Palavras-chave:
Anemia, Anemia por Deficiência de Ferro, Biomarcadores/ sangue, Consenso, Cuidados Perioperatórios, Deficiências de Ferro, Transfusão de SangueResumo
Introdução: A anemia e ferropenia estão associadas a um aumento da mortalidade e a piores resultados no período pós-operatório. Consensualizar as suas definições permitirá otimizar a sua gestão. O patient blood management engloba essa gestão, com relevo acrescido em situações de contingência, focado nos cuidados centrados no doente e na melhoria da segurança e dos outcomes. As barreiras à implementação de princípios patient blood management prendem-se, entre outras, com falta de padronização. Pretende--se estabelecer um consenso sobre estes diagnósticos e implementação de patient blood management na prática clínica em Portugal.
Material e Métodos: Foram reunidos oito especialistas em Imuno-hemoterapia, Hematologia Clínica, Anestesiologia, Medicina Interna e Obstetrícia/ Ginecologia. Foi realizado um focus group, onde foram definidas 33 afirmações. Além disso, foi realizado um painel Delphi, com especialistas das áreas mencionadas acima, assim como de Cirurgia Geral, Urologia e Ortopedia.
Resultados: As duas rondas do painel Delphi tiveram, respetivamente, 70 e 46 respondedores. Estes foram consensuais em apenas duas afirmações, na existência de consulta pré-operatória de patient blood management para os candidatos a cirurgias eletivas em que se antecipa o uso de hemoderivados e, na importância da correção da anemia e ferropenia pós-operatórias. Das 31 afirmações restantes, 27 atingiram alta concordância ou discordância pelos respondentes.
Conclusão: Foi alcançado consenso em apenas duas (6%) das 33 afirmações. Houve consenso sobre a relevância de estabelecer o patient blood management como standard of care e a valorização das intervenções de patient blood management pré e pós-operatórias. No entanto, os resultados indiciam falta de consciencialização sobre os princípios de patient blood management – que poderiam levar a melhores resultados pós-operatórios, com redução do tempo de hospitalização e dos custos e maior disponibilidade de camas. Iniciativas de formação e literacia poderiam ajudar a uma melhor implementação dos princípios de patient blood management nos hospitais portugueses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons