Protocolo Intra-Hospitalar para Abordagem da Doença COVID-19 no Adulto
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.18236Palavras-chave:
COVID-19/complicações, COVID-19/tratamento, Hospitalização, Protocolos ClínicosResumo
A pandemia de COVID-19 é, atualmente, responsável por mais de 526 milhões de infeções e mais de 6,3 milhões de mortes. Como nova doença, é extenso o número de publicações sobre o tema, motivando uma considerável heterogeneidade na sua abordagem. Apesar de existirem terapêuticas com benefício comprovado, continuam a ser propostas novas intervenções e estratégias, algumas das quais carecendo ainda de suporte científico, dificultando assim uma abordagem uniforme e consensual. Este documento tem como objetivo uniformizar, baseando-se na melhor e mais atualizada evidência científica disponível, a prestação de cuidados aos doentes adultos com COVID-19 moderada a crítica, desde o serviço de urgência até à hospitalização, quer em enfermarias gerais, quer em enfermarias de cuidados intensivos de nível 2 e 3. Este protocolo apresenta recomendações para a estratificação da doença COVID-19, critérios de hospitalização, meios complementares de diagnóstico adequados à admissão e durante a hospitalização, medidas terapêuticas gerais e terapêutica farmacológica dirigida, gestão de complicações como pneumonia organizativa e sobreinfeção bacteriana, tromboprofilaxia, considerações especiais na gravidez e amamentação, e possíveis opções terapêuticas futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons