A Importância de Manifestações Mundanas de Doenças Raras, mas Subdiagnosticadas em Portugal: O Exemplo da Doença de McArdle
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.19315Palavras-chave:
Doença do Armazenamento do Glicogénio Tipo V/ diagnóstico, Doença do Armazenamento do Glicogénio Tipo V/epidemiologia, PortugalResumo
N/a.
Downloads
Referências
Leite A, Oliveira N, Rocha M. McArdle disease: a case report and review. Int Med Case Rep J. 2012;5:1–4. 2012;5:1–4.
Costa R, Castro R, Costa A, Taipa R, Vizcaíno R, Morgado T. Lesão renal aguda e rabdomiólise como apresentação da doença de McArdle. Acta Med Port. 2013;26:463–6.
Ferreira MA, Guimas A, Faria R. McArdle’s disease in the seventh decade: challenges in diagnosis and management. Endocrine. 2014;47:340–1.
Pinto H, Teixeira AC, Oliveira N, Alves R. Wave of renal impairment. BMJ Case Rep. 2018;2018:bcr-2017-223437.
Llavero F, Arrazola Sastre A, Luque Montoro M, Gálvez P, Lacerda HM, Parada LA, et al. McArdle disease: new insights into its underlying molecular mechanisms. Int J Mol Sci. 2019;20:5919.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Acta Médica Portuguesa
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons