Um Caso Raro de Mucormicose no Couro Cabeludo

Autores

  • Mehmet Harman Department of Dermatology. Faculty of Medicine. Dicle University. Diyarbakir. Turkey.
  • Derya Uçmak Department of Dermatology. Faculty of Medicine. Dicle University. Diyarbakir. Turkey.
  • Tuba Dal Department of Microbiology and Clinical Microbiology. Faculty of Medicine. Dicle University. Diyarbakir. Turkey.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.2013

Resumo

Introdução: A mucormicose é uma infecção fúngica rapidamente progressiva e frequentemente letal. A forma cutânea primária é rara. Apresentamos um caso de mucormicose cutânea da região do couro cabeludo cuja evolução conduziu a um quadro de perda de visão numa mulher diabética de 54 anos de idade.
Caso Clínico: Uma doente de 54 anos de idade foi internada com uma lesão cutânea do couro cabeludo com drenagem purulenta. À observação, a doente apresentava uma lesão ulcerada supurativa com crostas hemorrágicas necróticas localizada na região parietal esquerda, com formação de pápulas e um processo de flutuação estendendo-se para a região periorbitária esquerda. As análises revelaram a presença de hiperglicemia e cetonúria. A doente apresentava perda de visão do olho esquerdo. No esfregaço era possível observar a presença de hifas de parede espessada não septadas. Foram isolados no exame cultural fungos do género Rhizopus spp. Foi iniciada terapêutica antidiabética e anfotericina B lipossómica. A lesão do couro cabeludo teve uma evolução favorável.
Conclusão: O diagnóstico precoce é decisivo na mucormicose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mehmet Harman, Department of Dermatology. Faculty of Medicine. Dicle University. Diyarbakir. Turkey.

Derya Uçmak, Department of Dermatology. Faculty of Medicine. Dicle University. Diyarbakir. Turkey.

Tuba Dal, Department of Microbiology and Clinical Microbiology. Faculty of Medicine. Dicle University. Diyarbakir. Turkey.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

1.
Harman M, Uçmak D, Dal T. Um Caso Raro de Mucormicose no Couro Cabeludo. Acta Med Port [Internet]. 20 de Dezembro de 2013 [citado 18 de Julho de 2024];26(6):754-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/2013

Edição

Secção

Caso Clínico