Admissão ao Internato Complementar em Portugal: Análise dos Resultados do Exame Nacional de Seriação entre 2006 e 2011

Autores

  • Isabel Pavão Martins Laboratório de Estudos de Linguagem. Departamento de Neurociências. Faculdade de Medicina e Instituto de Medicina Molecular. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.2052

Resumo

Introdução: Em Portugal os médicos recém-licenciados realizam anualmente um exame nacional de seriação para se habilitarem às vagas do internato da especialidade.
Objectivos: Neste estudo analisaram-se os resultados dos exames nacionais de seriação efectuados nos últimos 6 anos, para identificar os factores responsáveis pela classificação.
Material e Métodos: Foram analisados os dados demográficos (nacionalidade, género) e académicos (escola médica de origem, média de curso, ano do exame) de 8956 candidatos ao exame nacional de seriação e estudada a sua relação com a classificação obtida no exame. Efectuou-se ainda uma análise de regressão linear múltipla para identificar os factores determinantes da classificação.
Resultados: Encontraram-se diferenças significativas na proporção de candidatos licenciados pelas diferentes escolas nacionais e pequenas discrepâncias, embora significativas, na sua classificação média. A percentagem de licenciados no estrangeiro atingiu os 15% nos últimos dois anos. A média de curso, nacionalidade, escola de origem, ano do exame e o género influenciavam o resultado do exame nacional de seriação e explicavam 39% da sua variância, particularmente a média de curso. A correlação entre essas duas classificações variava entre 0,679 e 0,586 nas Escolas Nacionais mas era fraca nos licenciados no estrangeiro. As Faculdades Nacionais apresentavam diferenças entre 0,2 e 8,5 pontos no exame nacional de seriação.
Conclusão: A formação pré graduada (média de curso e escola de Licenciatura) relaciona-se com o desempenho no exame nacional de seriação, sobretudo nos Licenciados em Portugal. Estes dados constituem uma oportunidade para comparar resultados a nível nacional e para reflectir sobre o impacto do futuro exame nacional de seriação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Isabel Pavão Martins, Laboratório de Estudos de Linguagem. Departamento de Neurociências. Faculdade de Medicina e Instituto de Medicina Molecular. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Medica Neurologista

Responsavel pelo Laboratório de Estudos de Linguagem do Departamento de Neurociências, Faculdade de Medicina e Instituto de Medicina Molecular, Universidade de Lisboa

Professora auxiliar com Agregação, FL, UL

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

1.
Pavão Martins I. Admissão ao Internato Complementar em Portugal: Análise dos Resultados do Exame Nacional de Seriação entre 2006 e 2011. Acta Med Port [Internet]. 31 de Outubro de 2013 [citado 19 de Maio de 2024];26(5):569-77. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/2052