Giardia Duodenalis e Desnutrição Crónica em Crianças Menores de Cinco Anos de uma Região Rural da Guiné-Bissau

Autores

  • Sónia Centeno-Lima Unidade de Clínica Tropical. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Malária e Doenças Tropicais. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Vítor Rosado-Marques Instituto de Investigação Científica Tropical. Lisboa. Portugal. Centro de Investigação em Antropologia e Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Filipa Ferreira Unidade de Clínica Tropical. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Malária e Doenças Tropicais. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Ruben Rodrigues Unidade de Clínica Tropical. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Malária e Doenças Tropicais. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Benjamim Indeque Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas. Guiné. Guiné-Bissau.
  • Idrissa Camará Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas. Guiné. Guiné-Bissau.
  • Bruno de Sousa Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Pedro Aguiar Departamento de Epidemiologia e Estatística. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Baltazar Nunes Departamento de Epidemiologia. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Lisboa. Portugal.
  • Paulo Ferrinho Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.2091

Resumo

Introdução: A desnutrição e as infecções por parasitas intestinais como Giardia duodenalis coexistem nas mesmas regiões geográficas, atingindo maiores prevalências em países em desenvolvimento. O ciclo da desnutrição e infecção implica que ambas as condições se podem agravar mutuamente e comprometer o crescimento e desenvolvimento das crianças, com especial relevância para as menores de cinco anos. O objectivo do presente estudo foi investigar a associação entre a desnutrição crónica e a infecção por G. duodenalis em crianças de uma comunidade rural da Guiné-Bissau.
Material e Métodos: Realizou-se um estudo de caso-controlo que incluiu 109 crianças com idades entre os 0 e os 59 meses de uma comunidade rural da Guiné-Bissau. A avaliação antropométrica das crianças em estudo permitiu identificar 31 casos de desnutrição crónica (z-score estatura para a idade < -2) e 78 controlos (z-score estatura para a idade ≥ -2). Foi realizado exame microscópico de fezes para a detecção e identificação de G. duodenalis e de outros parasitas.
Resultados: Foi detectada infecção por G. duodenalis em 29,0% (9/31) dos casos e 35,9% (28/78) dos controlos. Não foi encontrada associação entre a infecção por G. duodenalis e a desnutrição crónica nas crianças em estudo.
Discussão e Conclusão: Os resultados obtidos mantêm em aberto o interesse em desenhar estudos que explorem esta associação em diferentes regiões e contextos epidemiológicos, apontando para a reflexão sobre a importância dos critérios de definição de desnutrição e concomitantemente da análise subsequente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sónia Centeno-Lima, Unidade de Clínica Tropical. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Malária e Doenças Tropicais. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Unidade de Clínica das Doenças Tropicais; nutrição-infecção

Vítor Rosado-Marques, Instituto de Investigação Científica Tropical. Lisboa. Portugal. Centro de Investigação em Antropologia e Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Filipa Ferreira, Unidade de Clínica Tropical. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Malária e Doenças Tropicais. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Ruben Rodrigues, Unidade de Clínica Tropical. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Centro de Malária e Doenças Tropicais. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Benjamim Indeque, Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas. Guiné. Guiné-Bissau.

Idrissa Camará, Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas. Guiné. Guiné-Bissau.

Bruno de Sousa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Pedro Aguiar, Departamento de Epidemiologia e Estatística. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Baltazar Nunes, Departamento de Epidemiologia. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Lisboa. Portugal.

Paulo Ferrinho, Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

1.
Centeno-Lima S, Rosado-Marques V, Ferreira F, Rodrigues R, Indeque B, Camará I, de Sousa B, Aguiar P, Nunes B, Ferrinho P. Giardia Duodenalis e Desnutrição Crónica em Crianças Menores de Cinco Anos de uma Região Rural da Guiné-Bissau. Acta Med Port [Internet]. 20 de Dezembro de 2013 [citado 19 de Maio de 2024];26(6):721-4. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/2091