Reinternamentos Hospitalares em Portugal na Última Década

Autores

  • Bernardo Sousa-Pinto Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Ana Rita Gomes Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Andreia Oliveira Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Carlos Ivo Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Gustavo Costa Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • João Ramos Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Joel Silva Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Maria Carolina Carneiro Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Maria João Domingues Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Maria João Cunha Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Altamiro da Costa-Pereira Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto (CINTESIS). Porto. Portugal.
  • Alberto Freitas Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto (CINTESIS). Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.2178

Resumo

Introdução: Os reinternamentos hospitalares estão associados a um incremento das despesas com a saúde e da mortalidade intrahospitalar. Neste trabalho, pretende-se caracterizar os reinternamentos hospitalares não-planeados, ocorridos num período de 30 dias após alta, de acordo com a sua Grande Categoria Diagnóstica, contexto hospitalar e características demográficas dos utentes, bem como estimar as taxas de mortalidade associadas. Pretende-se também estudar a evolução da taxa de reinternamentos na última década (2000-2008). Procurar-se-á ainda caracterizar os reinternamentos por insuficiência cardíaca.
Material e Métodos: Procedeu-se à análise estatística da base de dados de internamentos hospitalares públicos fornecida pela
Autoridade Central do Sistema de Saúde. Recorreu-se aos testes do qui-quadrado e de tendência para comparação de taxas de
reinternamentos.
Resultados: Das 5 514 331 hospitalizações não-planeadas no período em estudo, 4,1% corresponderam a reinternamentos hospitalares. Entre 2000 e 2008, a taxa de reinternamentos hospitalares aumentou continuamente de 3,0% para 4,7%. A mortalidade hospitalar foi significativamente maior entre os episódios de reinternamento (9,5%) do que nos restantes episódios (5,6%), p < 0,001. A taxa de reinternamentos foi significativamente maior em homens (4,5% versus 3,9% nas mulheres, p < 0,001) e doentes mais velhos (2,6% nas crianças e 5,3% nos idosos), sendo menor na região de Lisboa (2,7%) e nos hospitais centrais (3,0%, p < 0,001). Para os episódios de insuficiência cardíaca, foi obtida uma taxa de reinternamentos de 6,7%.
Discussão e Conclusão: Em termos gerais, as diferenças encontradas são similares às descritas noutros Países Ocidentais. Os episódios de reinternamento, cujas taxas têm vindo a aumentar em Portugal, estão associados a maior mortalidade intra-hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Bernardo Sousa-Pinto, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Ana Rita Gomes, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Andreia Oliveira, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Carlos Ivo, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Gustavo Costa, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

João Ramos, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Joel Silva, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Maria Carolina Carneiro, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Maria João Domingues, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Maria João Cunha, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Altamiro da Costa-Pereira, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto (CINTESIS). Porto. Portugal.

Alberto Freitas, Departamento de Ciências da Informação e da Decisão em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto (CINTESIS). Porto. Portugal.

Publicado

2013-12-20

Como Citar

1.
Sousa-Pinto B, Gomes AR, Oliveira A, Ivo C, Costa G, Ramos J, Silva J, Carneiro MC, Domingues MJ, Cunha MJ, Costa-Pereira A da, Freitas A. Reinternamentos Hospitalares em Portugal na Última Década. Acta Med Port [Internet]. 20 de Dezembro de 2013 [citado 30 de Junho de 2024];26(6):711-20. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/2178