Infeção por Citomegalovirus e Cancro do Cólo do Útero: de Dúvidas Passadas a Questões Presentes

Autores

  • Joana Marinho-Dias Virology Service. Institute of Oncology of Porto. Porto. & Superior School of Biotechnology (Universidade Católica Portuguesa). Porto. Portugal.
  • Hugo Sousa Virology Service. Institute of Oncology of Porto. Porto. & Molecular Oncology Group of Portuguese. Institute of Oncology of Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.221

Resumo

Introdução: Desde os anos 60 que o Citomegalovírus tem sido estudado pelo potencial papel no desenvolvimento de cancro do colo do útero. Após várias décadas de estudos e relatos da presença de DNA viral em amostras cervico-vaginais, ainda permanecem dúvidas sobre qual a prevalência do Citomegalovírus no cólo do útero e se este pode ser um cofator da carcinogénese. Métodos: Nesta Revisão Sistemática pretendemos descrever a prevalência de Citomegalovírus em amostras cervicais, revendo todos os estudos publicados entre 1980 e 2011 que descrevem a infecção por Citomegalovírus em amostras cervicais e o desenvolvimento de lesões/carcinoma invasor. As frequências da infecção por Citomegalovírus foram calculadas de acordo com a região no mundo. Resultados: Este estudo revelou que a frequência bruta da infecção por Citomegalovírus no cólo do útero foi de 18,9% em todas as amostras e 36,5% em mulheres HPV positivas. A infecção por Citomegalovírus está presente em todas as diferentes lesões: 17,4% em normais/cervicite, 28,0% em LSIL, 19,7% em HSIL e 44,4% em CIS/ICC. A frequência global variou de 1,58% a 61,0%, com uma maior incidência em países menos desenvolvidos. Conclusão: Neste estudo, verificou-se uma elevada frequência de casos positivos para Citomegalovírus em todos os tipos de amostras cervico-vaginais, com maior incidência em mulheres infectadas por HPV e em casos de cancro. Assim, são necessários mais estudos para esclarecer se a infecção por Citomegalovírus é uma infecção oportunista ou se contribui para a imunossupressão favorecendo a carcinogénese associada ao HPV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Hugo Sousa, Virology Service. Institute of Oncology of Porto. Porto. & Molecular Oncology Group of Portuguese. Institute of Oncology of Porto. Porto. Portugal.

Hugo Sousa

BScH Microbiology, MSc Oncology, PhD Biomedical Sciences
MD Student

Group Leader - Grupo Oncologia Molecular - CI
IPO Porto FG EPE
Rua Dr. António Bernardino de Almeida
4200-072 Porto, Portugal

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

1.
Marinho-Dias J, Sousa H. Infeção por Citomegalovirus e Cancro do Cólo do Útero: de Dúvidas Passadas a Questões Presentes. Acta Med Port [Internet]. 5 de Junho de 2013 [citado 30 de Junho de 2024];26(2):154-60. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/221

Edição

Secção

Revisão