Avaliação Imagiológica da Coluna Vertebral: Sinais Diagnósticos em Tomografia Computorizada
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.256Resumo
Introdução / Objectivos: A tomografia computorizada (TC) da coluna vertebral é dos exames neurorradiológicos mais frequentemente realizados, com grande número de indicações, em particular para estudo de patologia degenerativa. Diversos sinais imagiológicos de caracterização de alterações nos estudos imagiológicos da coluna lombar foram descritos, inicialmente na radiologia convencional, mas com aplicação e valor diagnóstico nos estudos por TC, sendo objectivo deste trabalho a sua identificação e integração.
Métodos: Os autores efectuaram uma revisão dos principais sinais imagiológicos de estudo da coluna vertebral descritos na literatura.
Resultados e Discussão: Descreveram-se esses sinais imagiológicos na coluna vertebral, correlacionando-os com o diagnóstico das condições clínicas a eles associadas.
Conclusão: O conhecimento destes sinais, inicialmente descritos na radiologia convencional, reveste-se de particular importância para o neurorradiologista, dado poderem constituir pistas importantes para o diagnóstico de uma grande variedade de situações clínicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons