Caracterização das Lesões de Leucoencefalopatia Multifocal Progressiva por Imagem de Ressonância Magnética Ponderada em Difusão
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.259Resumo
Introdução: A leucoencefalopatia mutifocal progressiva (LEMP) é uma doença desmielinizante subaguda do sistema nervoso central causada pelo vírus neurotrópico John Cunningham (JC), que ocorre em doentes com imunossupressão grave, nomeadamente em doentes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). As lesões de LEMP do parênquima encefálico têm uma natureza progressiva, sendo importante a sua caracterização e estudo evolutivo, nomeadamente a avaliação da resposta terapêutica.
Material e Métodos: Os autores procederam à revisão dos aspectos imagiológicos de estudos de Ressonância Magnética com imagens ponderadas em difusão em lesões de LEMP do parênquima encefálico em quatro doentes, caracterizando os diferentes componentes lesionais nas imagens de ressonância magnética (RM) ponderada em difusão (DWI e ADC) e correlacionando-os com os dados previamente publicados na literatura, nomeadamente quanto à correlação histológica e evolução temporal das lesões.
Resultados: Os quatro exames avaliados demonstraram uma heterogeneidade lesional no estudo de RM ponderada em difusão, com restrição à difusão na periferia de cada lesão.
Discussão/Conclusão: O estudo de RM com imagens ponderadas em difusão permite caracterizar as lesões de LEMP do parênquima encefálico, evidenciando a sua heterogeneidade e assincronia, dados importantes no conhecimento da evolução destas lesões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons