Glioblastoma Multiforme Mimetizando Encefalite Límbica
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.268Resumo
Gliomas envolvendo o sistema límbico de forma selectiva e bilateral são raramente descritos. Os autores apresentam o caso clínico de um doente de 58 anos com queixas mnésicas com três semanas de evolução, cuja ressonância magnética (RM) inicial revelou áreas de hipersinal em T2 e FLAIR envolvendo ambos os hipocampos, as amígdalas, as circunvoluções parahipocâmpicas e o fórnix, com realce na região temporal mesial direita. Colocou-se a hipótese diagnóstica de encefalite límbica e instituiu-se corticoterapia. Todo o restante estudo complementar foi negativo e a evolução imagiológica foi compatível com lesão tumoral. O estudo anatomo-patológico da lesão temporal direita revelou glioblastoma multiforme. O glioblastoma pode difundir através das comissuras da substância branca para o hemisfério cerebral oposto, mais frequentemente através do corpo caloso. Contudo, é rara a invasão bilateral e selectiva do sistema límbico e quando ocorre pode mimetizar encefalite límbica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons