Imagem na Tendinite Calcificante Aguda do Longus Colli
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.269Resumo
A tendinite calcificante aguda do longus colli é uma entidade nosológica rara, que se apresenta por cervicalgia intensa de início súbito associada a disfagia, algum tempo após um esforço ou trauma local, com progressão sintomática rápida, condicionando, em poucos dias, limitação funcional total. A doença é causada pela reacção aos depósitos de hidroxiapatita cálcica depositada, regra geral, no tendão de inserção das fibras oblíquas superiores dos músculos longus colli. Descrevemos a história de uma doente com 48 anos de idade, que subitamente e após um esforço físico, desenvolve um quadro de limitação dos movimentos cefálicos e cervicais, disfagia rapidamente progressiva, e dor de intensidade crescente com características inflamatórias. A história pregressa complicou numa primeira fase o diagnóstico, já que havia antecedentes de tuberculose pulmonar há mais de dez anos, mas a TC e a RM demostraram os achados clássicos nesta patologia, acabando por esclarecer o diagnóstico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons