Relação do Tabagismo com Ansiedade e Depressão nos Cuidados de Saúde Primários

Autores

  • Helder Farinha Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Covilhã Norte. Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira. Covilhã. Portugal.
  • Joana Raposo de Almeida Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fundão. Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira. Fundão. Portugal.
  • Ana Rita Aleixo Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fundão. Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira. Fundão. Portugal. Departamento de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Covilhã. Portugal.
  • Hugo Oliveira Departamento de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Covilhã. Portugal. Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados 3 “Cuidar”. Centro de Saúde de São Miguel. Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Castelo Branco. Portugal.
  • Filomena Xavier Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados 1. Centro de Saúde de São Tiago. Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Castelo Branco. Portugal.
  • Ana Isabel Santos Unidade de Saúde Familiar “A Ribeirinha”. Unidade Local de Saúde da Guarda. Guarda. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.278

Resumo

Introdução: A prevalência de tabagismo em Portugal é estimada em 19,7% (2005). O tabagismo é prevalente nas perturbações da ansiedade. Alguns estudos referem que 60% dos fumadores tem história de depressão. A dependência tabágica pode ser avaliada pela escala de Fagerström. A Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar permite estimar a ansiedade e depressão. O objectivo deste trabalho foi procurar a existência de relação entre tabagismo e ansiedade/depressão em utentes de oito unidades de cuidados primários.
Material e Métodos: Foi desenhado um estudo observacional, descritivo, transversal, analítico. Inquérito anónimo. Foram considerados como critérios de inclusão os utilizadores das unidades, maiores de 18 anos e alfabetizados e de exclusão os menores de 18 anos ou erros no preenchimento dos inquéritos. As variáveis consideradas foram: Fagerström, Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, idade, estado civil, género, profissão, escolaridade.
Resultados: Foram considerados no estudo um total de 608 indivíduos, sendo 64% do género feminino e 21% de fumadores. Não verificámos diferenças em termos de ansiedade ou depressão na comparação entre não fumadores, ex-fumadores e fumadores. Verificámos que o grau de dependência da nicotina varia directamente com a ansiedade e depressão embora só se encontre relação estatisticamente significativa no género feminino, mesmo após correcção do efeito da idade.
Discussão: Existe relação entre dependência da nicotina e gravidade de sintomas de ansiedade e depressão, sobretudo no género feminino. Limitação: viés de selecção.
Conclusão: Este estudo fornece informação relativa aos factores psicológicos associados ao consumo de tabaco, podendo ser útil no tratamento da dependência de nicotina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Helder Farinha, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Covilhã Norte. Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira. Covilhã. Portugal.

Licenciado em Medicina, Universidade de Coimbra (2007); Mestrado Integrado em Medicina, Universidade de Coimbra (2009); Pós-Graduação em Hidrologia e Climatologia, Universidade de Coimbra (2009); Interno em Medicina Geral e Familiar

Joana Raposo de Almeida, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fundão. Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira. Fundão. Portugal.

Licenciada em Medicina; Interna em Medicina Geral e Familiar.

Ana Rita Aleixo, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Fundão. Agrupamento de Centros de Saúde Cova da Beira. Fundão. Portugal. Departamento de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Covilhã. Portugal.

Mestre em Medicina, interna em Medicina Geral e Familiar. Assistente Convidada da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Hugo Oliveira, Departamento de Medicina Geral e Familiar. Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Covilhã. Portugal. Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados 3 “Cuidar”. Centro de Saúde de São Miguel. Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Castelo Branco. Portugal.

Mestre em Medicina, interno em Medicina Geral e Familiar. Assistente Convidado da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal.

Filomena Xavier, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados 1. Centro de Saúde de São Tiago. Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Castelo Branco. Portugal.

Mestre em Medicina, interna em Medicina Geral e Familiar.

Ana Isabel Santos, Unidade de Saúde Familiar “A Ribeirinha”. Unidade Local de Saúde da Guarda. Guarda. Portugal.

Mestre em Medicina, interna em Medicina Geral e Familiar.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

1.
Farinha H, Raposo de Almeida J, Aleixo AR, Oliveira H, Xavier F, Santos AI. Relação do Tabagismo com Ansiedade e Depressão nos Cuidados de Saúde Primários. Acta Med Port [Internet]. 31 de Outubro de 2013 [citado 30 de Junho de 2024];26(5):523-30. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/278