Tumor de Buschke-Lowenstein

Autores

  • Ana Rita Pinto Serviço dede Ginecologia. Maternidade Júlio Dinis. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.
  • Luís Guedes-Martins Serviço dede Ginecologia. Maternidade Júlio Dinis. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.
  • Cláudia Marques Serviço dede Ginecologia. Maternidade Júlio Dinis. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.
  • José Manuel Cabral Unidade de Patologia do Colo. Serviço de Ginecologia. Unidade Maternidade Júlio Dinis. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.298

Resumo

Introdução: Os Condilomas acuminados gigantes pertencem a um grupo de doenças com degenerescência maligna. Clinicamente apresentam-se como massas exofíticas, volumosas, com uma morfologia semelhante a couve-flor.

Caso Cínico: Apresentamos o caso de uma doente com 32 anos, com uma massa vulvar exofítica com 180*95*80 mm, sugestiva detumor de Buschke-Lowenstein (TBL). O tratamento incluiu ampla excisão local com recurso a electrocirurgia e vaporização com laserCO2 nas lesões focais recorrentes. O exame histopatológico confirmou o diagnóstico sugerido. A cirurgia decorreu sem complicaçõese a paciente encontra-se no 12º mês de follow-up, livre de lesão.

Conclusão: Não existem muitos estudos consistentes em relação ao tratamento ideal do TBL. A cirurgia, quando exequível, continua aser o pilar do tratamento. Permite uma rápida redução do tamanho da lesão, com poucos efeitos colaterais e um regresso mais rápidoàs actividades da vida diária, quando comparada com outras opções de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-12

Como Citar

1.
Pinto AR, Guedes-Martins L, Marques C, Cabral JM. Tumor de Buschke-Lowenstein. Acta Med Port [Internet]. 12 de Novembro de 2012 [citado 22 de Novembro de 2024];25(5):345-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/298

Edição

Secção

Caso Clínico