Validação de Instrumento de Triagem Nutricional
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3Resumo
Introdução: A desnutrição hospitalar pode acarretar aumento da morbimortalidade e maiores custos para o serviço de saúde decorrentes do maior tempo de internação hospitalar. Portanto, a utilização de ferramenta de triagem nutricional prática e de fácil aplicação é importante, pois possibilita a otimização dos recursos e detecção precoce do risco nutricional visando a prevenção da perda ponderal ou sua continuidade, a recuperação do estado nutricional e a obtenção de um melhor prognóstico clínico por meio da adoção da conduta nutricional mais adequada.
Objetivo: Validar ferramenta de pré-triagem ou rastreamento nutricional para aplicação no momento da admissão durante a anamnese nutricional, e durante a visita diária junto aos pacientes.
Método: Estudo observacional do tipo transversal e de caráter metodológico realizado no Pronto Socorro de um hospital público com 196 pacientes de ambos os sexos, internados nas alas intermediárias com idade maior ou igual a 18 anos. Dois protocolos de avaliação de risco nutricional foram aplicados: a Avaliação Nutricional Subjetiva Global, considerada padrão-ouro para triagem nutricional, e a Pré-triagem Nutricional, instrumento a ser validado. A amostra foi analisada em relação à idade, distribuição por gênero e resultados da PTN e da ANSG.
Resultados e Discussão: A amostra foi constituída por indivíduos do sexo feminino (39%) e do sexo masculino (61%). O grau de correlação entre os resultados dos métodos de triagens conforme o Coeficiente de Kappa foi de 0,95. A sensibilidade e a especificidade foram de 96,9% e 80,0%, respectivamente. O valor preditivo positivo foi de 90,65% e o valor preditivo negativo de 92,98%. Esta alta correlação encontrada, assim como, os valores de sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivo e negativo são representativos de concordância substancial entre as duas triagens.
Conclusão: A Pré-triagem Nutricional se mostrou um protocolo de triagem nutricional eficiente, rápido, prático e facilmente aplicável em qualquer momento da internação hospitalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons