Alterações urinárias induzidas pelo esforço físico.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3561Resumo
Foram estudadas as variações de bioquímica e citologia urinaria antes e apos uma corrida de 15 km em 20 indivíduos normais do sexo masculino nos quais se colheu urna amostra de urina imediatamente antes e apos a prova. Os únicos parâmetros que mostraram variações significativas entre o inicio e o final do esforço físico foram o quociente proteinuria/creatininuria que variou em media de 0,13 para 0,60 (p<O,OO1), e a cilindrúria que se elevou de 0,25 para 4,75 cilindros/campo (p<0,O0l). A eritrocituria me dia apos a corrida apesar de mais elevada 11 ,2GV/campo não era significativamente diferente da do inicio, bem como a percentagem de dismorfia eritrocitária.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons