Estudo da função tiroideia em doentes insuficientes renais crónicos em hemoliálise.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3574Resumo
Estudou-se a função tiroideia em 86 doentes, 49 homens e 37 mulheres, com Insuficiência Renal Crónica em hemodiálise regular. Foram determinadas as concentrações séricas predialiticas da Tiroxina livre (FT4), da Tiroxina total (T4), da Triiodotironina (T3) e da Tirotrofina (TSH). A análise das concentrações séricas das hormonas tiroideias (HT) permitiu dividir a população estudada em dois grupos: sem alterações das HT (55/64%) e com alterações das HT (31/36%). Neste grupo isolaram-se 10 doentes (32%) com FT4 diminuida — 3 doentes com TSH basal elevada (grupo A) e 7 doentes com TSH basal normal (grupos B). Todos os doentes encontravam-se em estado clinico eutiroideu. Foi comparada a prova de estimulação com TRH nestes dois grupos com um grupo
de 10 doentes em hemodialise sem alterações das HT (grupo C). O aumento da respostada TSH em relação ao valor basal foi de 1, 9 a 4, 2 vezes no grupo A, 2,6 a 7,8 vezes no grupo B. 1,5 a 6,4 vezes no grupo C. Os autores concluem que a resposta hipofisária a prova da TRH nos doentes renais crónicos em hemodialise e normal ou no limite inferior ao normal, ficando por determinar a importância desta prova no diagnostico do hipotiroidismo primário associado a insuficiência renal crónica.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons

