Síndroma de Sweet. Revisão de trinta e cinco casos.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3693Resumo
Reveem-se 35 doentes com síndroma de Sweet observados no Serviço de Dermatologia do Hospital de Santa Maria nos últimos dez anos (1975-1984). A afecção atingiu principalmente mulheres na idade média da vida. O quadro clínico caracterizou-se por erupção cutânea de pápulas e nódulos eritematosos, frequentemente precedida por infecção respiratória aguda, acompanhada geralmente por febre, leucocitose com neutrofilia e V. S. elevada. O exame histológico evidenciou edema mais ou menos importante da derme papilar e infiltração por granulócitos neutrófilos, em faixa, nos dois terços superiores da derme. Três doentes tinham outra doença associada: linfoma não-Hodgkin, tuberculose genital e by pass intestinal, respectivamente. Os doentes responderam satisfatoriamente a corticoterapia bem como, no único caso em que foi ensaiado, ao iodeto de potássio.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons