Efeitos da Tiroidectomia e Administração Repetida de L-tiroxina nas Desidrogenases da Via das Fosfopentoses, nos Eritrócitos de Rato.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3782Resumo
Foi estudada a variação temporal da actividade das desidrogenases da glicose 6-fosfato (DG6P) e 6-fosfogliconato (D6-PG) nos eritrócitos de ratos tiroidectomizados (grupo I) ou tratados com L-tiroxina (grupo II). Os animais do grupo I foram observados 1, 4 e 6 semanas após a tiroidectomia cirúrgica. No grupo II consideram-se dois subgrupos (a e b): (a) incluía animais a que se administrou L-tiroxina por via oral (na água ad libitum, 250 μg/100 ml), decorrendo a observação entre a 4ª e a 10ª semanas de tratamento; em (b) estudou-se o efeito de intoxicação rápida com L-tiroxina (50 μg/100 g peso), administrada 4 dias/semana por via intraperitoneal, durante as primeiras 4 semanas de tratamento. Para qualquer dos lotes e situações estudadas não foram verificadas diferenças significativas na actividade da DG6P, relativamente aos valores dos controlos normais. Apenas em dois períodos intervalados do subgrupo (a) houve aumento significativo na D6-PG, sendo os valores das restantes fases e situações sobreponíveis aos controlos. Estes resultados sugerem que a via das fosfopentoses nos eritrócitos de rato é menos sensível às hormonas tiroideias que a dos eritrócitos humanos, em situação equivalente de disfunção tiroideia.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons