Imunoglobulinas séricas na colite ulcerosa e doença Crohn.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3868Resumo
As concentrações sericás de IgG, IgA, e JgM foram determinadas em 50 doentes com doença inflamatória não especifica do intestino (32 doentes com colite ulcerosa e 18 com doença de Crohn). Em 60% dos doentes foi também determinada a concentração de IgE. Os resultados foram correlacionados com os seguintes aspectos clínicos: actividade, localização e duração da doença, terapêutica e manifestações extra-intestinais. Verificou-se aumento significativo de IgG nos doentes com colite ulcerosa (p <0.001) e com doença de Crohn (p <0.01). Nos doentes com artrite periférica e eritema nodoso, os níveis de IgG foram significativamente superiores aos verificados nos doentes sem manifestações extra-intestinais (p <0.01). Estes resultados podem relacionar-se com a presença de complexos imunológicos contendo IgG, conforme tem sido evidenciado nos doentes com aquelas situações.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons