Aspectos histológicos do endométrio em portadoras de dispositivos-intra-uterinos.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3871Resumo
O uso dos DIU como método anticoncepcional e relativamente recente entre nos, particularmente através das Consultas de Planeamento Familiar. Para avaliar os efeitos que os DIU (Lips Loop, Gynet e Gravigard) determinam na morfologia do endométrio foram estudadas biópsias do endométrio realizadas antes da sua colocação e após o seu uso. São apresentados os resultados do estudo histológico feito em 471 biópsias do endométrio e do estudo citológico feito em 40 esfregaços tipo Loopal Smear. 77,4% das biópsias do endométrio apresentam padrões de endométrio de ciclo menstrual normal. Em 33,48% dos casos foram encontradas lesões de endometrite crónica e aguda. Em 11,4% dos casos foram encontrados diferentes padrões de histologia tradutores de disfunções hormonais. Não foi encontrado qualquer caso com reacção de corpo estranho. Ausência de casos com sintomatologia clínica de doença inflamatória pélvica. Nenhum caso diagnosticado de gravidez ectópica ou de perfuração uterina. Conclui-se que os DIU podem determinar modificações na morfologia do endométrio mas que estas modificações são muitas vezes subtis.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons