Ensaio clínico duplamente cego da Ultra-levure na profilaxia das perturbações gastro-intestinais e muco-cutâneas da antibioterápia.

Autores

  • Estela Monteiro Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • J. Picão Fernandes Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • M. Rosário Vieira Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • J. Pinto Correia Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • J. Machado Caetano Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Tomé Ribeiro Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Ana Brazão Antunes Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Reinaldo Noronha Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Fernando Batista Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Luciano Reis Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • M. Pacheco Mendes Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • A. Cabrita Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • António Roseta Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Luís Abecassis Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • António Pecegueiro Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Sérgio Rosa Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Sérgio Batista Ferreira Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Dias Fernandes Faculdade de Medicina de Lisboa, Faculdade de Ciências Medicas de Lisboa, Hospitais Civis de Lisboa. Lisboa. Faculdade de Medicina do Porto. Porto. Faculdade de Medicina de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3879

Resumo

Em 240 doentes de diversas idades e patologias foi administrado simultaneamente com um antibiótico oral (tetraciclina ou betalactamina), quer um concentrado de Saccharomyces Boulardii (Ultra-levure) — 121 doentes, quer um placebo – 119 doentes. A percentagem de doentes em que surgiu alteração do trânsito intestinal (mais de 2 dejecções por dia) foi de 27.7% no grupo que tomou o placebo e 15.7% no grupo que tornou Ultralevure; a percentagem de doentes em que surgiu candidíase cutânea ou mucosa foi de 10.7% no primeiro grupo e 1.7% no segundo. Ambas as diferenças são significativas, respectivamente P <0.025 e P <0.10.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Monteiro E, Fernandes JP, Vieira MR, Correia JP, Caetano JM, Ribeiro T, Antunes AB, Noronha R, Batista F, Reis L, Mendes MP, Cabrita A, Roseta A, Abecassis L, Pecegueiro A, Rosa S, Ferreira SB, Fernandes D. Ensaio clínico duplamente cego da Ultra-levure na profilaxia das perturbações gastro-intestinais e muco-cutâneas da antibioterápia. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 1981 [citado 17 de Maio de 2024];3(2):143-5. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3879

Edição

Secção

Arquivo Histórico