Considerações clínicas a propósito de um caso de transexualismo.

Autores

  • Francisco Allen Gomes Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Almeida Ruas Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Manuela Carvalheiro Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Simões Pereira Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3885

Resumo

Os autores apresentam um caso clínico típico de transexualismo. Seguidamente discutem os aspectos mais relevantes da etiologia, diagnóstico diferencial e terapêutica. Concluem que, perante um diagnóstico de certeza, a única atitude terapêutica possível é a de reabilitação, ou seja proceder a uma intervenção hormonal e cirúrgica, no sentido de adequar o mais possível a estrutura anatómica do individuo à sua vivência sexual. Como complemento indispensável da intervenção terapêutica deverá haver uma modificação dos documentos legais de identificação dos indivíduos em causa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Gomes FA, Ruas A, Carvalheiro M, Pereira S. Considerações clínicas a propósito de um caso de transexualismo. Acta Med Port [Internet]. 30 de Junho de 1981 [citado 13 de Maio de 2024];3(3):201-9. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3885

Edição

Secção

Arquivo Histórico