Tratamento de puberdade precoce com acetato de ciproterona.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3886Resumo
Estudou-se o efeito do tratamento com acetato de ciproterona em 4 crianças (três raparigas e um rapaz) com puberdades muito precoces (início entre os 8 e os 27 meses). O tempo de duração do estudo variou entre 24 e 51 meses. Houve desaparecimento das erecções no rapaz bem como do cheiro axilar e genital e masturbações neste e restantes crianças. Estabeleceu-se amenorreia nas raparigas, diminuição das dimensões do pénis no rapaz e reducção dos pelos púbicos em todas as crianças. O tratamento não modificou o volume mamário. As maturações óssea e estatural mantiveram-se paralelamente aceleradas nas três crianças que iniciaram precocemente o tratamento (entre os 22 e os 29 meses). A outra criança não foi avaliável deste ponto de vista por já quase ter completado a sua maturação óssea e estatural no início do tratamento.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons