A hipertensão arterial e a diabetes mellitus como factores de risco de doença cardiovascular. Avaliação em doentes hospitalizados.

Autores

  • Leonor Carvalho Núcleo de Estudos de Hipertensão Arterial, Medicina I. Hospital de Santa Maria, Faculdade de Medicina de Lisboa.
  • Vítor Calisto Núcleo de Estudos de Hipertensão Arterial, Medicina I. Hospital de Santa Maria, Faculdade de Medicina de Lisboa.
  • J. Gorjão Clara Núcleo de Estudos de Hipertensão Arterial, Medicina I. Hospital de Santa Maria, Faculdade de Medicina de Lisboa.
  • J. Nogueira da Costa Núcleo de Estudos de Hipertensão Arterial, Medicina I. Hospital de Santa Maria, Faculdade de Medicina de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3888

Resumo

Foram analisados processos de internamento de 1974 a 1978 inclusivé, em sucessão e segundo o número de arquivo de doentes divididos em três grupos distintos: Grupo I - doentes sofrendo de hipertensão arterial; Grupo II – doentes simultaneamente hipertensos e diabéticos; Grupo III — doentes só diabéticos. Na primeira centena de processos encontrada para cada grupo foram estudados os parâmetros clínicos e laboratoriais que estão indicados no Quadro 1. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo método qui quadrado e test t de Student. Os 3 grupos não diferiam estatisticamente entre si na idade, divisão por sexos e duração da doença diabética ou hipertensiva. Concluiu-se que a frequência de acidentes vasculares cerebrais no Grupo I, só hipertensos, foi significativamente mais elevada que nos outros 2 grupos. A doença coronária (angor pectoris e enfarte de miocárdio) foi mais frequente no grupo de doentes com hipertensão arterial e diabetes do que em qualquer dos outros 2 grupos. A percentagem de doentes com insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal não diferia estatisticamente nas 3 séries. Os doentes só com diabetes, Grupo III, tiveram maior prevalência de enfarte de miocárdio do que os doentes hipertensos, Grupo I - A associação diabetes e hipertensão arterial, Grupo II, aumentou, como foi dito, significativamente a prevalência de doença coronária mas não de doença vascular cerebral. Contudo, os acidentes vasculares cerebrais ocorridos nos doentes hipertensos e diabéticos, Grupo II, foram mais frequentemente mortais. Por este motivo, e devido a maior incidência de enfartes de miocárdio também neste grupo, a mortalidade intra-hospitalar foi maior nos doentes diabéticos com hipertensão arterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Carvalho L, Calisto V, Clara JG, da Costa JN. A hipertensão arterial e a diabetes mellitus como factores de risco de doença cardiovascular. Avaliação em doentes hospitalizados. Acta Med Port [Internet]. 30 de Junho de 1981 [citado 23 de Novembro de 2024];3(3):175-84. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3888

Edição

Secção

Arquivo Histórico