La responsabilité médicale dans les examens de la médecine du sport.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3896Resumo
Durante os últimos anos o crescente interesse da Medicina pela actividade física é justificado devido à sua actividade preventiva e profiláctica de certos estados patológicos favorecidos pela hipocinésia. O médico é, muitas vezes, solicitado a examinar indivíduos de todas as idades para avaliar a respectiva aptidão ao exercício. Por outro lado, a competição agressiva que reina no desporto de elite, em particular a nível internacional, obriga o atleta e o médico de desporto a socorrer-se de todos os meios ao seu alcance para melhorar as performances e a condição psicofísica do primeiro. O Autor analisa a organização médico-desportiva em Portugal e as disposições legais que regulamentam a prática médica neste domínio, sublinhando a responsabilidade do médico, nos diferentes aspectos da vigilância da actividade desportiva.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons