Nefrite Tubulointersticial e Uveíte com Granulomas não Caseosos na Biópsia Óssea

Autores

  • Maria Fraga Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.
  • Maria João Nunes da Silva Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Margarida Lucas Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Rui M. Victorino Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3981

Resumo

A Síndrome nefrite túbulo intersticial e uveíte é uma síndrome rara e provavelmente sub-diagnosticado na prática clinica. É caracterizada pela ocorrência de nefrite intersticial e de uveíte, sendo um diagnóstico de exclusão. Granulomas não caseosos nos vários tecidos são raros, estando descritos apenas seis casos de granulomas não caseosos na medula óssea. Apresentamos um caso de uma mulher de 55 anos, com quadro de três meses de evolução de astenia e emagrecimento. Laboratorialmente apresentava anemia e insuficiência renal. A biopsia renal revelou nefrite intersticial e a biópsia da medula óssea mostrou granulomas não caseosos. Um mês depois surgiu uveíte anterior do olho esquerdo. A exclusão de todas as possíveis etiologias permitiu o diagnóstico final de Síndrome nefrite túbulo intersticial e uveíte com granulomas não caseosos na medula óssea. Considerando que as manifestações oculares e renais podem não ocorrer simultaneamente, a Síndrome nefrite túbulo intersticial e uveíte deve ser sistematicamente equacionada em
doentes com nefrite intersticial e/ou uveíte, podendo os granulomas fazer parte desta rara patologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Maria Fraga, Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal.

Maria João Nunes da Silva, Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Margarida Lucas, Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Rui M. Victorino, Serviço de Medicina 2. Hospital de Santa Maria. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

1.
Fraga M, Nunes da Silva MJ, Lucas M, Victorino RM. Nefrite Tubulointersticial e Uveíte com Granulomas não Caseosos na Biópsia Óssea. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2014 [citado 20 de Maio de 2024];27(2):268-70. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3981

Edição

Secção

Caso Clínico