Doenças Neurológicas nos Contos de Dalton Trevisan

Autores

  • Hélio A.G. Teive Serviço de Neurologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital de Clínicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Brasil.
  • Renato P. Munhoz Setor de Distúrbios do Movimento, Serviço de Neurologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital de Clínicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Brasil.
  • Luciano de Paola Serviço de Neurologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital de Clínicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3991

Resumo

Introdução: A relação entre a Literatura ficcional e a Medicina, em particular com a Neurologia, é bastante ampla. O objetivo desta revisão é de analisar a obra de Dalton Trevisan, considerado o mais importante escritor brasileiro de contos, com foco na descrição de enfermidades neurológicas nela contida.
Material e Métodos: Os autores avaliaram os livros de Dalton Trevisan que foram publicados desde 1959 até 2012.
Resultados: São apresentadas, de forma resumida, descrições de condições neurológicas frequentes, como epilepsia e doenças cerebrovasculares.
Discussão: Nesta revisão são abordadas várias doenças neurológicas, de grande prevalência na população em geral, como as epilepsias e as doenças cerebrovasculares, as quais são descritas de forma objetiva e prática pelo mestre brasileiro da narrativa curta.
Conclusão: O mundo ficcional do famoso contista brasileiro Dalton Trevisan está associado com inúmeros fatos do cotidiano, em particular o trágico-grotesco, e desta forma, as enfermidades neurológicas, particularmente as epilepsias e os quadros de acidente vascular encefálico, são referências que aparecem em sua obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Hélio A.G. Teive, Serviço de Neurologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital de Clínicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Brasil.

Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas da UFPR

Professor Adjunto de Neurologia da UFPR

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna da UFPR

Renato P. Munhoz, Setor de Distúrbios do Movimento, Serviço de Neurologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital de Clínicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Brasil.

Neurologista do Setor de Distúrbios do Movimento do HC da UFPR

Luciano de Paola, Serviço de Neurologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital de Clínicas. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Brasil.

Neurologista do Serviço de Neurologia do HC da UFPR

Publicado

2014-04-30

Como Citar

1.
Teive HA, Munhoz RP, Paola L de. Doenças Neurológicas nos Contos de Dalton Trevisan. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2014 [citado 25 de Novembro de 2024];27(2):232-5. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3991

Edição

Secção

Original