Satisfação com os Cuidados Anestésicos num Hospital Central

Autores

  • Ana Catarina Moura Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Maria Amélia Ferreira Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Joselina Barbosa Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Joana Mourão Serviço de Anestesiologia e Terapêutica da Dor. Centro Hospitalar São João. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4042

Resumo

Introdução: O nível de satisfação com os cuidados de saúde reflete a qualidade dos cuidados prestados segundo a perspetiva do doente. O objetivo do estudo é avaliar a satisfação dos doentes com os cuidados anestésicos num hospital central português através da aplicação do questionário “Heidelberg Peri-anaesthetic Questionnaire”.
Material e Métodos: O questionário foi traduzido e testado segundo critérios de qualidade psicométrica numa amostra de 107 doentes submetidos a cirurgia eletiva com internamento no Hospital de São João. A satisfação total e para cada dimensão foram calculadas. Analisámos as diferenças entre doentes com diferentes níveis de satisfação, identificando potenciais fatores de confundimento.
Resultados: A versão portuguesa do questionário é constituída por 32 itens distribuídos por três dimensões: ‘equipa’, ‘desconforto’ e ‘medo’. Os valores médios de satisfação para cada dimensão foram 83,4%; 66,8% e 65,9%, respetivamente. A consistência interna foi demonstrada através de valores alfa de Cronbach de 0,776 a 0,875 nas três dimensões. Os doentes de satisfeitos e insatisfeitos diferiram nas três dimensões, com uma diferença menor em ‘equipa’. Na análise multivariada encontrámos influência significativa do género na dimensão ‘desconforto’.
Discussão: O questionário apresentou boas características psicométricas. A dimensão ‘equipa’ inclui três domínios do questionário original.
Conclusões: A sua aplicação revelou elevados níveis de satisfação com a equipa profissional. A insatisfação é sobretudo um reflexo das dimensões ‘medo’ e ‘desconforto’, sendo este significativamente menor nos homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ana Catarina Moura, Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Maria Amélia Ferreira, Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Joselina Barbosa, Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Joana Mourão, Serviço de Anestesiologia e Terapêutica da Dor. Centro Hospitalar São João. Porto. Portugal.

Publicado

2014-01-08

Como Citar

1.
Moura AC, Ferreira MA, Barbosa J, Mourão J. Satisfação com os Cuidados Anestésicos num Hospital Central. Acta Med Port [Internet]. 8 de Janeiro de 2014 [citado 17 de Agosto de 2024];27(1):33-41. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4042