Satisfação com os Cuidados Anestésicos num Hospital Central
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4042Resumo
Introdução: O nível de satisfação com os cuidados de saúde reflete a qualidade dos cuidados prestados segundo a perspetiva do doente. O objetivo do estudo é avaliar a satisfação dos doentes com os cuidados anestésicos num hospital central português através da aplicação do questionário “Heidelberg Peri-anaesthetic Questionnaire”.
Material e Métodos: O questionário foi traduzido e testado segundo critérios de qualidade psicométrica numa amostra de 107 doentes submetidos a cirurgia eletiva com internamento no Hospital de São João. A satisfação total e para cada dimensão foram calculadas. Analisámos as diferenças entre doentes com diferentes níveis de satisfação, identificando potenciais fatores de confundimento.
Resultados: A versão portuguesa do questionário é constituída por 32 itens distribuídos por três dimensões: ‘equipa’, ‘desconforto’ e ‘medo’. Os valores médios de satisfação para cada dimensão foram 83,4%; 66,8% e 65,9%, respetivamente. A consistência interna foi demonstrada através de valores alfa de Cronbach de 0,776 a 0,875 nas três dimensões. Os doentes de satisfeitos e insatisfeitos diferiram nas três dimensões, com uma diferença menor em ‘equipa’. Na análise multivariada encontrámos influência significativa do género na dimensão ‘desconforto’.
Discussão: O questionário apresentou boas características psicométricas. A dimensão ‘equipa’ inclui três domínios do questionário original.
Conclusões: A sua aplicação revelou elevados níveis de satisfação com a equipa profissional. A insatisfação é sobretudo um reflexo das dimensões ‘medo’ e ‘desconforto’, sendo este significativamente menor nos homens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons