Qualidade da Informação em Saúde sobre Enfarte Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral na Internet
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4046Resumo
Introdução: A informação sobre saúde disponível na Internet é de qualidade variável e frequentemente baixa. Esta questão é fundamental em doenças como as cardiovasculares em que a auto-gestão desempenha um papel importante. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos sites portugueses como fonte de informação sobre enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.Material e Métodos: Utilizamos as expressões de pesquisa ‘enfarte miocardio’ e ‘acidente vascular cerebral’ no motor de busca Google® nos dias 5 e 7 de Abril de 2011, respetivamente, usando o Internet Explorer®. Os primeiros 200 URL que resultaram da pesquisa foram visitados de forma independente e foram selecionados sites de Portugal em língua portuguesa. Classificámos 121 sites de acordo com características estruturais, cobertura e validade da informação de acordo com itens previamente definidos, medidas de confiabilidade em geral de acordo com a Health on the Net Foundation e em relação aos tratamentos, utilizando o instrumento DISCERN (48 sites).
Resultados: Os sites eram maioritariamente comerciais (49,5%), com parte do site dedicado a enfarte agudo do miocárdio/ acidente vascular cerebral (94,2%), com informações exclusivamente sobre factos médicos (59,5%) e apresentavam imagens, vídeos e animações para além do texto (60,3%). A confiabilidade dos sites foi baixa. Nenhum dos sites exibiu o selo da Health on the Net Foundation. Os sites de enfarte agudo do miocárdio/ acidente vascular cerebral diferiram na cobertura da informação. A validade da informação foi aceitável embora frequentemente incompleta.
Conclusão: A qualidade da informação sobre enfarte agudo do miocárdio/ acidente vascular cerebral nos sites portugueses foi aceitável. A confiabilidade foi baixa o que pode comprometer a capacidade dos utilizadores em identificar conteúdos potencialmente mais credíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons