Comparação do Desempenho do SF-6D e do EQ-5D em Diferentes Grupos de Doentes

Autores

  • Lara N. Ferreira Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Universidade do Algarve. Faro. Portugal. Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Pedro L. Ferreira Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal. Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Luis N. Pereira Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Universidade do Algarve. Faro. Portugal. Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. Universidade do Algarve. Faro. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4057

Resumo

Introdução: O objectivo geral deste artigo consiste em comparar o desempenho do EQ-5D e do SF-6D em quatro grupos de doentes que sofrem de asma, doença pulmonar obstrutiva crónica, cataratas e artrite reumatóide. Em particular, este artigo tem dois objectivos específicos: 1) estudar o nível de concordância entre os índices e os sistemas descritivos das dimensões do SF-6D e EQ-5D, e 2) analisar a capacidade de discriminação dos instrumentos.
Material e Métodos: Uma amostra de 643 doentes respondeu ao SF-36v2 e ao EQ-5D. Foram analisados a capacidade de discriminação dos instrumentos, bem como o nível de concordância entre os índices e os sistemas descritivos das dimensões do SF-6D e EQ-5D. O nível de concordância entre os instrumentos foi estudado com base em coeficientes de correlação e nos gráficos de Bland-Altman, enquanto a influência da condição médica e de outras variáveis de natureza sociodemográfica nos índices foi analisada com o recurso a testes não paramétricos. Utilizaram-se também testes para amostras emparelhadas para identificar diferenças entre os
scores finais dos instrumentos.
Resultados e Discussão: Verificou-se a existência de uma correlação forte e de uma concordância elevada entre os dois índices. Em termos globais, os índices diferem por condição médica e por grupo sociodemográfico e ambos os instrumentos demonstraram uma capacidade discriminativa semelhante entre grupos sociodemográficos
Conclusão: Confirmou-se a hipótese de que o SF-6D gera valores de utilidade superiores em populações com doenças. O SF-6D e o EQ-5D parecem comportar-se de forma diferente em cada uma das doenças analisadas, uma vez que as medidas descritivas diferem entre instrumentos e os coeficientes de correlação não são uniformes. Os resultados demonstraram que o EQ-5D e o SF-6D geram valores de utilidade diferentes, mas que existe uma concordância elevada entre os dois instrumentos. Pode-se concluir que os resultados dos instrumentos não são directamente comparáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Lara N. Ferreira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Universidade do Algarve. Faro. Portugal. Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

É professora adjunta de Métodos QuantitativosAplicados na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade doAlgarve. É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade doAlgarve (1997) e Mestre em Gestão e Economia da Saúde da Universidade deCoimbra (2002). É doutorada em Economia Matemática e Modelos Econométricos pela Universidade de Coimbra (2009). Os seus domínios de investigação incluem aeconomia da saúde, a econometria aplicada à saúde, a estatística aplicada à saúde,a modelação e valoração da saúde, a medição em saúde e a medição qualidade devida relacionada. É co-autora de vários artigos em revistas internacionais enacionais indexadas e com arbitragem científica, como a Value in Health, aQuality of Life Research, a Applied Research in Quality of Life, a RevistaPortuguesa de Pneumologia e a Acta Reumatologica Portuguesa, entre outras. Érevisora de várias revistas internacionais indexadas com arbitragem científicae investigadora do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade deCoimbra, participando em diversos projectos de investigação na área da economiada saúde, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pelo Alto Comissariado da Saúde, pela Pfizer, entre outros.

Pedro L. Ferreira, Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal. Centro de Estudos e Investigação em Saúde. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Luis N. Pereira, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Universidade do Algarve. Faro. Portugal. Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. Universidade do Algarve. Faro. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

1.
Ferreira LN, Ferreira PL, Pereira LN. Comparação do Desempenho do SF-6D e do EQ-5D em Diferentes Grupos de Doentes. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2014 [citado 18 de Julho de 2024];27(2):236-45. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4057

Edição

Secção

Original