Psoríase e Doença Cardiovascular

Autores

  • Tiago Torres Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Rita Sales Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Carlos Vasconcelos Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Unidade de Imunologia Clínica. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.
  • Manuela Selores Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal. Unidade de Imunologia Clínica. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4061

Resumo

A psoríase é uma doença inflamatória sistémica crónica, frequente, associada a várias comorbilidades, destacando-se a obesidade, a hipertensão arterial, a diabetes, a dislipidemia e síndrome metabólico. Adicionalmente associa-se também a aumento do risco de doença cardiovascular – enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. A inflamação sistémica crónica presente na psoríase tem sido sugerida como um factor de risco independente para estas comorbilidades e para o aparecimento de aterosclerose precoce. Esta revisão das várias comorbilidades cardio-metabólicas e do risco de doença cardiovascular associado à psoríase tem como objectivo
promover o conhecimento e alertar os clínicos para a necessidade de rastreio, monitorização e tratamento dos factores de risco de doença cardiovascular nestes doentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Tiago Torres, Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Dermatologista no Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - responsável pela Consulta de Psoríase e pela Consulta de Dermatoses Auto-Imunes.

Assistente de Dermatologia do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto

Membro da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Aluno de Doutoramento da Universidade do Porto

Rita Sales, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Carlos Vasconcelos, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Unidade de Imunologia Clínica. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.

Chefe de Serviço e Director da Unidade de Imunologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto

Professor Associado Convidado de Medicina do Mestrado Integrado em Medicina - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Manuela Selores, Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal. Unidade de Imunologia Clínica. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal.

Chefe de Serviço e Directora do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto

Professora Associada Convidada de Dermatologia do Mestrado Integrado em Medicina - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto

Presidente do Colégio de Dermatologia e Venereologia da Ordem dos Médicos

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

1.
Torres T, Sales R, Vasconcelos C, Selores M. Psoríase e Doença Cardiovascular. Acta Med Port [Internet]. 31 de Outubro de 2013 [citado 23 de Novembro de 2024];26(5):601-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4061