Porocarcinoma Écrino: Diagnóstico Citológico por Biopsia por Agulha Fina
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.409Resumo
Introdução: O porocarcinoma écrino (PE) é um tumor maligno pouco comum dos anexos cutâneos. Trata-se de um adenocarcinoma da glândula sudorípara écrina com propensão para recorrer localmente e para originar metástases ao longo dos gânglios linfáticos regionais. Este artigo apresenta um diagnóstico por citologia aspirativa com agulha fina (CAAF) de um PE, associado ao exame histológico e de imunocito/histoquímica.Caso Clínico: São descritos os achados da citologia de um porocarcinoma écrino numa doente de 76 anos de idade, bem como as características histológicas do tumor cutâneo. A citologia aspirativa revelou que o tumor se caracterizava pela presença de células atípicas malignas com citoplasma basófilo, núcleos hipercromáticos e nucléolos proeminentes. O diagnóstico citológico foi confirmado pela histologia.
Conclusões: É crucial obter um diagnóstico pré-operatório preciso de modo a desencadear um plano cirúrgico curativo. A CAAF possibilita uma abordagem pouco invasiva, segura e efectiva, de modo a esclarecer um diagnóstico diferencial exigente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons