Importância do Correcto e Atempado Envio de Doentes a Centros de Referência
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4091Resumo
A correcta e atempada referenciação dos doentes a partir de hospitais periféricos que não possuem cuidados cirúrgicos especializados, nomeadamente em cirurgia da mão, como Cirurgia Plástica ou Ortopedia é muito importante. Os autores apresentam o caso clinico de um doente que recorre ao Serviço de Cirurgia Plástica por infecção crónica ao nível da eminência hipotenar da mão direita. A história clínica é compatível com persistência de corpo estranho a este nível apesar de duas intervenções cirúrgicas prévias realizadas em hospital da área de residência. Efectuou-se a exploração cirúrgica da ferida e remoção de corpo estranho, sem intercorrências. Os autores pretendem com esta apresentação alertar para a importância da atempada referenciação de doentes que possam beneficiar de cuidados especializados, nomeadamente de Cirurgia Plástica, quando estes não estão disponíveis no seu Hospital de referência, tendo em vista a melhoria dos cuidados de saúde e o melhor tratamento dos doentes.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons