Importância do Correcto e Atempado Envio de Doentes a Centros de Referência

Autores

  • Joana Costa Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva Estética, Maxilo-Facial e Unidade de Queimados. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • Rita Valença-Filipe Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva Estética, Maxilo-Facial e Unidade de Queimados. Centro Hospitalar de São João. Porto. Portugal.
  • Jorge Rodrigues Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva Estética, Maxilo-Facial e Unidade de Queimados. Centro Hospitalar de São João. Porto. & Universidade Fernando Pessoa, Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4091

Resumo

A correcta e atempada referenciação dos doentes a partir de hospitais periféricos que não possuem cuidados cirúrgicos especializados, nomeadamente em cirurgia da mão, como Cirurgia Plástica ou Ortopedia é muito importante. Os autores apresentam o caso clinico de um doente que recorre ao Serviço de Cirurgia Plástica por infecção crónica ao nível da eminência hipotenar da mão direita. A história clínica é compatível com persistência de corpo estranho a este nível apesar de duas intervenções cirúrgicas prévias realizadas em hospital da área de residência. Efectuou-se a exploração cirúrgica da ferida e remoção de corpo estranho, sem intercorrências. Os autores pretendem com esta apresentação alertar para a importância da atempada referenciação de doentes que possam beneficiar de cuidados especializados, nomeadamente de Cirurgia Plástica, quando estes não estão disponíveis no seu Hospital de referência, tendo em vista a melhoria dos cuidados de saúde e o melhor tratamento dos doentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Costa J, Valença-Filipe R, Rodrigues J. Importância do Correcto e Atempado Envio de Doentes a Centros de Referência. Acta Med Port [Internet]. 31 de Maio de 2013 [citado 22 de Novembro de 2024];26(2):175-6. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4091

Edição

Secção

Caso Clínico