Infecção VIH e Neoplasias Não Definidoras de SIDA: Experiência de um Centro

Autores

  • Maria do Carmo Fevereiro Serviço de Medicina 1.4. Hospital São José. Centro Hospitalar Lisboa Central. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4099

Resumo

Introdução: Os doentes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana têm um risco elevado de desenvolver diferentes tipos de Neoplasias. Com a introdução da terapêutica anti-retroviral de alta potência, e consequente aumento da sobrevida, assistimos a uma mudança do espectro das patologias relacionadas com a infecção, nomeadamente das doenças Oncológicas, com aumento das Neoplasias Não Definidoras em deterimento das Definidoras de SIDA.
Material e Métodos: Caracterização dos doentes com infecção Vírus da Imunodeficiência Humana e diagnóstico de Neoplasias Não Definidoras acompanhados ao longo de 16 anos na Consulta de Medicina/Imunodeficiência do Hospital de São José, através da consulta dos processos clínicos e avaliação retrospectiva dos aspectos demográficos, epidemiológicos, clínico-laboratoriais, tratamento e sobrevida.
Resultados: Nos 1 042 doentes avaliados, foram identificados 34 casos de Neoplasias Não Definidoras, principalmente em homens (78%) e com idade mediana de 55 anos. As neoplasias mais frequentes foram: pulmão (20,6%), bexiga (17,6%), próstata (8,8%) e canal anal (5,9%), sendo o tempo médio entre o diagnóstico da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana e da Neoplasias Não Definidoras de 6,8 ± 4 anos. Na altura do diagnóstico da Neoplasias Não Definidoras a maioria dos doentes (78,8%) estava sob terapêutica anti-retroviral de alta potência, em média desde há 5,7 ± 3 anos, encontrando-se imunovirologicamente controlada. No total verificaram-se 45,5% óbitos, sobretudo em doentes com Neoplasia do pulmão (20%).
Conclusão: Perante o risco de desenvolvimento de Neoplasias Não Definidoras nos doentes infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, torna-se fundamental o investimento em estratégias de prevenção, promoção de cessação tabágica e vacinação, bem como aplicação de protocolos de rastreio ajustados a esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria do Carmo Fevereiro, Serviço de Medicina 1.4. Hospital São José. Centro Hospitalar Lisboa Central. Lisboa. Portugal.

Publicado

2014-04-30

Como Citar

1.
Fevereiro M do C. Infecção VIH e Neoplasias Não Definidoras de SIDA: Experiência de um Centro. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2014 [citado 17 de Agosto de 2024];27(2):181-90. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4099

Edição

Secção

Original