Eventos Adversos com a Vacina Pandemrix® Contra o Vírus Influenza A(H1N1) em Profissionais de Saúde em Portugal

Autores

  • Joana Isabel Marques Centre for Research in Health Technologies and Information Systems (CINTESIS). Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Portugal.
  • Inês Ribeiro Vaz Centre for Research in Health Technologies and Information Systems (CINTESIS). Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. & Northern Pharmacovigilance Centre. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Portugal.
  • Cristina Santos Centre for Research in Health Technologies and Information Systems (CINTESIS). Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. & Health Information and Decision Sciences Department. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Portugal.
  • Jorge Polónia Northern Pharmacovigilance Centre. Faculty of Medicine. University of Porto. Porto. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4102

Resumo

Introdução: Os profissionais de saúde foram um grupo prioritário para vacinação contra a pandemia da Gripe A (H1N1), Pandemrix®. Assim, monitorizar os eventos adversos relacionados com esta vacina neste grupo específico poderá originar informação valiosa relacionada com o perfil de segurança da vacina. O nosso objetivo foi identificar os eventos adversos após imunização com a vacina Pandemrix® em profissionais de saúde. Material e Métodos: Foi desenhado um questionário de monitorização dos eventos adversos ocorridos com a vacina Pandemrix®. O questionário foi distribuído aos profissionais de saúde a trabalhar em três centros hospitalares da região norte do País, vacinados no período de 26 de Outubro de 2009 a 31 de janeiro de 2009. Resultados: Dos 2358 profissionais de saúde que aceitaram participar no estudo, 864 (37%) devolveram o questionário preenchido. Destes, 73% experienciaram pelo menos um evento adverso após imunização, mas só 8% experienciaram um evento inesperado. Os eventos adversos mais frequentemente reportados foram os esperados e muito comuns: reações locais no local de administração (57%), mialgia (31%), fadiga (incluindo astenia) (24%) e dor de cabeça (19%). Não foram reportados casos de eventos de maior gravidade para a saúde, tais como morte ou risco de vida. O género feminino e a existência de doença de base foram fatores de risco independentes para o desenvolvimento de pelo menos um evento adverso após imunização com a Pandemrix®. Conclusões: O nosso trabalho sugere um perfil de segurança aceitável da vacina pandémica Pandermix® em profissionais de saúde. Tanto a frequência como a severidade dos eventos adversos não se verificaram superiores ao esperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Marques JI, Ribeiro Vaz I, Santos C, Polónia J. Eventos Adversos com a Vacina Pandemrix® Contra o Vírus Influenza A(H1N1) em Profissionais de Saúde em Portugal. Acta Med Port [Internet]. 31 de Maio de 2013 [citado 30 de Junho de 2024];26(2):107-12. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4102

Edição

Secção

Original