Oxigenação tecidual periférica em doentes com insuficiência cardiaca congestiva.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4151Resumo
Foi estudada a função respiratória do sangue em 21 doentes de ambos os sexos com insuficiência cardíaca, predominantemente do ventrículo esquerdo, em fase de descompensação. A par de ligeira, mas significativa, diminuição da concentração de hemoglobina verificou-se acentuado aumento do 2,3--difosfoglicerato (2,3-DPG) eritrocitário, associado a maior capacidade de cedência de oxigénio aos tecidos, alcalemia e hipoxemia arteriais, muito significativas. Aparentemente, a formação do lactato variava em relação inversa com os valores da Pa02. Os resultados obtidos sugerem que o aumento do 2,3-DPG, ao diminuir a afinidade da hemoglobina para o oxigénio, limitaria os efeitos potenciais da hipoxemia na oxigenação tecidual, o que estaria de acordo com a normalidade dos valores de lactato em circulação.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons