Comportamento dos eritrocitos humanos na presença do stress induzido por um gerador de superóxido.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4167Resumo
Na presença de hidroquinona gera-se superóxido no sangue que pode ser detectado por nitroazul de tetrazolio. Existe um factor limitante que provavelmente resulta de modificação da estrutura química da própria hidroquinona. Um extracto de favas tem uma capacidade geradora de superóxido, em contacto com o sangue, semelhante a hidroquinona. Admite-se que este facto resulte da presença de substâncias como a vicina e convicina, com estrutura parecida. Após a incubação com hidroquinona, o espectro de absorção da oxihemoglobina sofre alterações características, que se interpretam como resultantes da formação de metahemoglobina, coleglobina e hemicrómios. Estas alterações parecem ser mais precoces em indivíduos com carência de desidrogenase da glucose-6-fosfato.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons