Localização e Distribuição da Mucosa Olfactiva Humana nas Fossas Nasais

Autores

  • Pedro Escada Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital de Egas Moniz. Lisboa. Portugal. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4238

Resumo

Introdução: A distribuição da mucosa olfactiva humana só pode ser determinada em estudos que avaliem a totalidade da região olfactiva. O objectivo deste trabalho é determinar a distribuição da mucosa olfactiva humana a partir do estudo histológico, por microscopia óptica, de peças anatómicas da região olfactiva obtidas do cadáver.
Material e Métodos: Utilizaram-se peças anatómicas da região olfactiva colhidas durante a autópsia de cadáveres recentes. Em cada uma das peças foi determinada a distância entre a lâmina crivosa e o limite inferior da região olfactiva em três localizações diferentes da parede septal e da parede lateral.
Resultados: das 230 peças anatómicas disponíveis, 217 foram excluídas por razões clínicas ou técnicas. Realizaram-se estudos
morfométricos em 13 peças num total de 156 medições. O limite inferior da mucosa olfactiva no septo nasal estava a 15,9 ± 3,2 mm, a 15,3 ± 3 mm e a 16 ± 2,8 mm nas porções anterior, média e posterior da região olfactiva. O limite inferior da mucosa olfactiva na parede turbinal estava a 15,3 ± 2,4 mm, a 14,8 ± 2,3 mm e a 12,3 ± 1,9 mm nas mesmas localizações. O valor mínimo observado foi de 12 mm.
Conclusões: A mucosa olfactiva estende-se pelo corneto superior e médio e pelo septo nasal confrontante numa distância que nunca é inferior a 12 mm e que pode ultrapassar os 16 mm. O conhecimento da distribuição exacta da mucosa olfactiva nas fossas nasais pode ser útil para orientar a colheita em seres humanos, com propósitos diagnósticos ou terapêuticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Pedro Escada, Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital de Egas Moniz. Lisboa. Portugal. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Publicado

2013-06-21

Como Citar

1.
Escada P. Localização e Distribuição da Mucosa Olfactiva Humana nas Fossas Nasais. Acta Med Port [Internet]. 21 de Junho de 2013 [citado 22 de Novembro de 2024];26(3):200-7. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4238

Edição

Secção

Original