Anatomia Aplicada à Clínica: Antropometria na Avaliação Nutricional de 367 Adultos Submetidos a Gastrostomia Endoscópica
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4247Resumo
Introdução: Doentes com disfagia prolongada necessitam de nutrição entérica por gastrostomia. A avaliação nutricional destes doentes é difícil, apoiando-se em dados objetivos, incluindo dados antropométricos.Objetivo: Avaliar a utilidade da antropometria na identificação e graduação da gravidade da desnutrição, como parte da avaliação
inicial de doentes submetidos a gastrostomia endoscópica.
Material e Métodos: Avaliaram-se processos de adultos consecutivos submetidos a gastrostomia. Selecionaram-se doentes com registo prévio à gastrostomia: Índice de Massa Corporal, Perímetro Braquial, Prega Cutânea Tricipital e Circunferência Muscular do Braço. O estado nutricional foi classificado pelo Índice de Massa Corporal de acordo com a Organização Mundial de Saúde e pelo Perímetro Braquial, Prega Cutânea Tricipital e Circunferência Muscular do Braço pela adequação por comparação com tabelas de referência.
Resultados: Selecionaram-se 367 doentes (idade mediana: 74,1 anos): doença neurológica: 172; neoplasia cervicofacial: 176; outras doenças: 19. O Índice de Massa Corporal identificou 136 doentes com magreza e 231 eutróficos ou com peso excessivo. O Perímetro Braquial identificou 310 desnutridos e 57 eutróficos ou com peso excessivo. Prega Cutânea Tricipital identificou 301 desnutridos e 66 eutróficos ou com peso excessivo. A Circunferência Muscular do Braço identificou 269 desnutridos, 97 eutróficos, um com Circunferência Muscular do Braço acima do normal.
Discussão e Conclusões: A antropometria na avaliação inicial de doentes gastrostomizados permitiu identificar desnutrição, classificar a gravidade e estimar o seu impacto. Perímetro Braquial, Prega Cutânea Tricipital e Circunferência Muscular do Braço identificaram desnutrição em cerca de 80% dos doentes, mais na massa adiposa que na muscular. Acessível e não dispendiosa, a antropometria permitiu adequar o suporte nutricional. Deve ser encarada como um instrumento de trabalho fundamental para as equipas de nutrição clínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons