Métrica Vertebral: a Aplicação de uma Nova Tecnologia na Análise da Coluna Vertebral

Autores

  • Cláudia Quaresma Cefitec. Departamento de Física. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Monte de Caparica. Portugal. Departamento de Saúde. Instituto Politécnico de Beja. Beja. Portugal.
  • Inês Dias Departamento de Matemática. Universidade de Évora. Évora. Portugal.
  • Mário Forjaz Secca Cefitec. Departamento de Física. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Monte de Caparica. Portugal. Ressonância Magnética – Caselas. Lisboa. Portugal.
  • João Goyri-O'Neill Cefitec. Departamento de Física. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Monte de Caparica. Portugal. Instituto de Anatomia patológica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Jorge Branco Instituto de Anatomia patológica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Serviço de Ginecologia e Obstetrícia. Maternidade Alfredo da Costa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4249

Resumo

Objectivo: Apresentar os resultados da primeira aplicação da nova tecnologia – Métrica Vertebral – na análise da posição 3D do vértice de cada uma das apófises espinhosas, em mulheres grávidas.
Material e Métodos: O Métrica Vertebral foi aplicado a mulheres, sem patologia associada, em quatro momentos da gravidez (12, 20, 32, 37 semanas de gestação). Aplicaram-se modelos lineares univariados.
Resultados: Observou-se que as diferenças que ocorrem ao longo da gravidez são mais significativas ao nível da posição y (anteroposterior). Verificou-se, igualmente, que existe uma correlação biomecânica positiva entre a posição do vértice de cada uma das vértebras com a posição homóloga das restantes.
Discussão/Conclusão: Através do Métrica Vertebral foi possível obter resultados inovadores na análise biomecânica da coluna
vertebral. É um dispositivo que tem diferentes aplicações podendo ser facilmente adoptado em áreas como ortopedia, neurocirurgia, pediatria e reabilitação. É de realçar ainda que este instrumento não se esgota na amostra da presente investigação pois pode ser futuramente aplicada à população em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Cláudia Quaresma, Cefitec. Departamento de Física. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Monte de Caparica. Portugal. Departamento de Saúde. Instituto Politécnico de Beja. Beja. Portugal.

Inês Dias, Departamento de Matemática. Universidade de Évora. Évora. Portugal.

Mário Forjaz Secca, Cefitec. Departamento de Física. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Monte de Caparica. Portugal. Ressonância Magnética – Caselas. Lisboa. Portugal.

João Goyri-O'Neill, Cefitec. Departamento de Física. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Monte de Caparica. Portugal. Instituto de Anatomia patológica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Jorge Branco, Instituto de Anatomia patológica. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal. Serviço de Ginecologia e Obstetrícia. Maternidade Alfredo da Costa. Lisboa. Portugal.

Publicado

2013-06-21

Como Citar

1.
Quaresma C, Dias I, Forjaz Secca M, Goyri-O’Neill J, Branco J. Métrica Vertebral: a Aplicação de uma Nova Tecnologia na Análise da Coluna Vertebral. Acta Med Port [Internet]. 21 de Junho de 2013 [citado 22 de Novembro de 2024];26(3):226-30. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4249

Edição

Secção

Original