Odds Ratio: Reflexão sobre a Validade de uma Medida de Referência em Epidemiologia

Autores

  • Pedro Aguiar Departamento de Epidemiologia e Estatística. Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Baltazar Nunes Departamento de Epidemiologia. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4253

Resumo

Introdução: É importante rever a validade do Odds Ratio como medida de associação e efeito, assim como, qual o viés introduzido pelo Odds Ratio quando este representa uma razão de riscos ou uma razão de prevalências em situação de doença mais frequente.
Material e Métodos: Simulámos numa coorte de 200 indivíduos com 100 expostos e 100 não expostos a um fator de risco, um cenário de doença rara e outro de doença mais frequente, com razão de riscos igual em ambos os cenários. Determinaram-se o Odds Ratio e o Risco Relativo pelo método clássico (padrão) e respectivamente por regressão logística e regressão de Poisson. Introduziu-se de seguida uma variável de confundimento e determinaram-se o Odds Ratio e o Risco Relativo pelo método de Mantel-Hanszel (análise estratificada padrão) e respectivamente por regressão logística e regressão de Poisson. As análises estatísticas foram efectuadas em SPSS V20.
Resultados: Para a doença rara, o Odds Ratio aproximou-se do Risco Relativo. Quando a doença foi mais frequente, o Odds Ratio sobrestimou o Risco Relativo. Nesta situação, e com a presença de uma variável de confundimento, o Risco Relativo ajustado por regressão de Poisson permitiu obter estimativas mais válidas da razão de riscos que o Odds Ratio ajustado por regressão logística. Os intervalos de confiança do Risco Relativo estimado por regressão de Poisson foram sempre mais largos que os determinados por análise de Mantel-Hanszel.
Conclusões: O Odds Ratio e a regressão logística múltipla são procedimentos válidos em estudos caso-controlo e em estudos
prospetivos e transversais de natureza exploratória. O Odds Ratio não deve ser interpretado como uma razão de riscos ou razão de prevalências se o resultado de saúde não é raro. A análise de regressão múltipla de Poisson deve ser considerada como alternativa válida à regressão logística múltipla, especialmente em estudos de uma exposição específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Pedro Aguiar, Departamento de Epidemiologia e Estatística. Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Baltazar Nunes, Departamento de Epidemiologia. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

1.
Aguiar P, Nunes B. Odds Ratio: Reflexão sobre a Validade de uma Medida de Referência em Epidemiologia. Acta Med Port [Internet]. 31 de Outubro de 2013 [citado 23 de Novembro de 2024];26(5):505-10. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4253