Variantes Anatómicas dos Músculos Extensores dos Dedos da Mão

Autores

  • Catarina Melo Instituto de Anatomia. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Paulo Coelho Serviço de Neurologia. Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • António Bernardes Instituto de Anatomia. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4258

Resumo

Introdução: Os músculos extensores dos dedos da mão estão sujeitos a múltiplas variações, algumas bastante frequentes.
Material e Métodos: Foi efectuada a dissecção da região posterior do antebraço e mão de dois cadáveres, documentando-se as variações anatómicas encontradas.
Resultados: No Caso 1 o extensor comum dos dedos emitia cinco tendões: um para o 2º dedo, um para o 3º dedo, dois para o 4º dedo e um para o 5º dedo; o extensor próprio do indicador emitia dois tendões: um para o dedo indicador e um para o 3º dedo. No Caso 2 o extensor comum dos dedos emitia quatro tendões: um tendão que se unia ao tendão do longo extensor do polegar, um para o 2º dedo, um para o 3º dedo e um para o 4º dedo que, por sua vez, emitia um tendão que se unia ao tendão do extensor do dedo mínimo; o extensor próprio do indicador emitia dois tendões: um para o dedo indicador e outro para o 3º dedo; o extensor do dedo mínimo emitia dois tendões para o 5º dedo.
Discussão/Conclusões: A existência de um tendão duplo do extensor comum dos dedos para o 4º dedo tem sido verificada frequentemente em alguns estudos. É raro existir um tendão do extensor comum dos dedos para o longo extensor do polegar. Um tendão duplo do extensor do dedo mínimo pode ocorrer em 60 a 90% dos casos em alguns estudos. O conhecimento das variações mais frequentes dos tendões dos extensores dos dedos é importante para a prática cirúrgica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Catarina Melo, Instituto de Anatomia. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Paulo Coelho, Serviço de Neurologia. Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.

António Bernardes, Instituto de Anatomia. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-06-21

Como Citar

1.
Melo C, Coelho P, Bernardes A. Variantes Anatómicas dos Músculos Extensores dos Dedos da Mão. Acta Med Port [Internet]. 21 de Junho de 2013 [citado 22 de Novembro de 2024];26(3):276-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4258

Edição

Secção

Caso Clínico