As lesões intestinais da sífilis congénita.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4396Resumo
São estudadas as alterações histológicas dos intestinos delgado e grosso em 11 casos de sífilis congénita, incluindo quatro natimortos não macerados, sete neomortos e duas crianças falecidas com dois e dezasseis meses, respectivamente. A mucosa e a submucosa estiveram sempre lesadas, sendo que em quatro casos se observou envolvimento de todas as camadas intestinais. Havia fibrose de intensidade variável, edema e infiltrado inflamatório mononuclear. Encontraram-se também; atrofia da mucosa com aspecto de ≪dente de serra≫, destruição da muscular da mucosa e atrofia da camada muscular, alterações que foram consideradas, em sua maioria, como resultantes da fibrose. A presença de mecónio endurecido obstruindo o íleo terminal e o intestino grosso, em um dos casos, foi relacionada a intensa fibrose pancreática.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons