Protocolo de tratamento e seguimento dos carcinomas diferenciados da tiróide de origem folicular
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.4698Resumo
Embora o carcinoma diferenciado da tiróide de origem folicular (CDTOF) seja considerado pouco frequente a sua incidência tem aumentado nas últimas décadas. Na maioria dos casos é uma doença curável se tratada e seguida adequadamente por equipas multidisciplinares com experiência nesta patologia. Estes factores provocam a existência dum número cada vez mais elevado de sobreviventes de CDTOF que necessitam de vigilância prolongada pois podem existir recorrências muitos anos após o tratamento inicial. Vários aspectos do tratamento e seguimento destes doentes são ainda controversos. Este protocolo representa o consenso dos membros do Grupo de Estudo da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Pretende-se proporcionar linhas de orientação de acordo com o estado da arte que, com as necessárias adaptações aos condicionalismos locais, conduzam à diminuição da mortalidade destes doentes e à melhoria da sua qualidade de vida evitando tratamentos desnecessariamente agressivos ou insuficientes optimizando a utilização dos recursos disponíveis.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons