Promovendo Mudanças Comportamentais Sustentáveis no Controlo do Peso Corporal

Autores

  • José Camolas Serviço de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria/ Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Monte de Caparica. Portugal.
  • Osvaldo Santos Instituto de Medicina Preventiva. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Pedro Moreira Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Isabel do Carmo Serviço de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria/ Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4721

Resumo

A obesidade assume atualmente uma importância óbvia, expressa pelos esforços de investigação, de saúde pública e clínicos, a nível mundial. Se a evidência produzida aponta para algumas direções de sucesso terapêutico, a efetividade destas a médio ou longo prazo tende a ser pouco satisfatória. A literatura não é inequívoca em áreas nucleares da intervenção nutricional para tratamento da obesidade, como sejam a magnitude da restrição energética, a proporção dos macronutrientes, o fracionamento alimentar, entre outros. O mesmo acontece na área da recomendação de atividade física. Proliferam assim as formas de intervenção e importa portanto fazer um exercício de integração da evidência científica e clínica. Este artigo consiste numa revisão narrativa de questões centrais para a prática da intervenção em obesidade, nomeadamente no que toca às ações que, no seu conjunto, visam a redução e/ou controlo do peso corporal e seus benefícios. Salienta-se o papel do profissional de saúde como promotor de hábitos que favorecem o controlo do peso corporal, numa perspetiva que integra o saber científico do profissional com a disponibilidade e capacidade para a mudança do doente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

José Camolas, Serviço de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria/ Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal. Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Monte de Caparica. Portugal.

Licenciado em Ciências da Nutrição e Mestre em Nutrição Clínica.

Nutricionista Clínico do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria e dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.

Docente do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e com colaborações com a Universidade Lusófona, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada e a Faculdade de Medicina de Lisboa.

Integrou o grupo de investigação do Estudo de Prevalência da Obesidade e Consumos Alimentares em Portugal.

Membro do Conselho Geral da Ordem dos Nutricionistas

Osvaldo Santos, Instituto de Medicina Preventiva. Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Pedro Moreira, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Isabel do Carmo, Serviço de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria/ Faculdade de Medicina. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2014-01-09

Como Citar

1.
Camolas J, Santos O, Moreira P, do Carmo I. Promovendo Mudanças Comportamentais Sustentáveis no Controlo do Peso Corporal. Acta Med Port [Internet]. 9 de Janeiro de 2014 [citado 30 de Junho de 2024];27(1):99-107. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4721