Interleucina-17 como Alvo Terapêutico na Psoríase

Autores

  • Tiago Torres Consulta de Psoríase. Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal. Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Paulo Filipe Consulta de Psoríase. Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Unidade de Investigação em Dermatologia. Instituto de Medicina Molecular. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4777

Resumo

A psoríase é uma doença crónica, inflamatória, imunomediada que afecta cerca de 1-3% da população geral. O avanço no conhecimento da patogénese da psoríase levou ao desenvolvimento de novos fármacos direccionados para vias imunitárias mais específicas que os existentes. A IL-17 e os linfócitos Th17 têm um importante papel na patogénese de várias doenças auto-imunes e imunomediadas, incluindo a psoríase. A IL-17A é uma citocina pró-inflamatória, produzida pelos linfócitos Th17 juntamente com outras citocinas efetoras, como a IL-17F e IL-22. Esta citocina é igualmente expressa por outras células do sistema imune inato, incluíndo os mastócitos,
neutrófilos e células dendríticas, todas elas encontradas nas lesões de psoríase. Por esta razão a IL-17 surgiu como um alvo terapêutico potencial. Vários agentes que inibem a IL-17 estão em desenvolvimento e os resultados clínicos preliminares são bastante promissores, confirmando a importância da IL-17 na fisiopatologia da psoríase. A intervenção selectiva no sistema imune desta nova classe de agentes biotecnológicos, torna-os uma abordagem terapêutica interessante no controlo de doenças auto-imunes e imunomediadas, como na psoríase. Num futuro próximo, estas novas terapêuticas poderão constituir uma alternativa válida aos agentes biológicos actualmente disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Tiago Torres, Consulta de Psoríase. Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar do Porto. Porto. Portugal. Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica. Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Universidade do Porto. Porto. Portugal.

Dermatologista no Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar do Porto - responsável pela Consulta de Psoríase e pela Consulta de Dermatoses Auto-Imunes.

Assistente de Dermatologia do Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto

Membro da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Aluno de Doutoramento da Universidade do Porto

Paulo Filipe, Consulta de Psoríase. Serviço de Dermatologia. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Unidade de Investigação em Dermatologia. Instituto de Medicina Molecular. Universidade de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Consultor em Dermatovenereologia e Coordenador da Consulta de Psoríase do Serviço de Dermatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte

Director da Unidade de Investigação em Dermatologia do Instituto de Medicina Molecular – Universidade de Lisboa

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

1.
Torres T, Filipe P. Interleucina-17 como Alvo Terapêutico na Psoríase. Acta Med Port [Internet]. 30 de Abril de 2014 [citado 30 de Junho de 2024];27(2):252-8. Disponível em: https://actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4777

Edição

Secção

Revisão